CIDADE

Campanha alerta a população sobre a prevenção do câncer de boca

Ferida na boca que demora mais de duas semanas para cicatrizar, manchas brancas...

Em 16/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Ferida na boca que demora mais de duas semanas para cicatrizar, manchas brancas ou vermelhas na língua, dificuldade para mastigar ou engolir, alterações da voz ou dificuldade para falar, inchaço das ínguas do pescoço, perda de peso sem causa aparente e sensação de que os dentes estão soltos. Esses são alguns sintomas do câncer bucal.

Para alertar a população sobre os riscos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou nesta quinta-feira (16), no auditório da Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), na Ilha de Santa Maria, a campanha de prevenção do câncer de boca.

Os presentes receberam informações de que a doença é mais comum em indivíduos acima dos 40 anos de idade, sendo causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cigarro, má higiene da boca, utilização de próteses mal adaptadas ou infecção por HPV.

A servidora dentista na saúde da família em Itararé Danielle Hitte de Mattos disse que a iniciativa é positiva, pois aprimora o conhecimento dos servidores. "Esse curso reforça as principais avaliações em fazer o exame e a importância da saúde bucal na comunidade".

Sensibilização

O coordenador de saúde bucal em Vitória e cirurgião dentista, Egidio Dávilla Júnior, destacou qual é a importância do evento. "Queremos sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral sobre o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer bucal".

O médico cirurgião do Hospital Santa Rita José Roberto Vasconcelos de Podestá destacou que a maior incidência do câncer de boca é no interior do Estado. "No Estado, temos descendentes de espanhóis e italianos por trabalharem nas lavouras e estarem expostos ao sol. É comum não se hidratarem e não usarem filtro solar. Isso também ocasiona o câncer bucal".

Programação

Até o dia 24, as unidades de saúde reforçarão as suas atividades na realização de consultas e exames, com a intenção de alertar os pacientes sobre a doença e realizar ações de prevenção, detecção precoce e monitoramento do câncer de boca em Vitória. Veja a programação. "No decorrer da semana, teremos várias ações nas unidades de saúde a respeito do câncer bucal junto com o Outubro Rosa", afirmou Egidio Dávilla Júnior.

A Prefeitura de Vitória conta com 120 profissionais dentistas. Veja aqui os serviços odontológicos oferecidos na rede municipal.

 

Fonte:PMV