TEMAS GERAIS
Campanha alerta motoristas sobre riscos de misturar álcool e direção no Carnaval.
O foco principal da campanha está na mensagem "Não jogue sua vida no lixo, se beber não dirija"...
Em 13/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O período que antecede o Carnaval foi o momento escolhido para chamar atenção para um tema muito sério no trânsito: a mistura de álcool e direção. Apesar da rigorosa Lei Seca e o alto valor da multa para quem é flagrado dirigindo embriagado (R$ 1.915,40), as ocorrências por causa dessa imprudência continuam acontecendo nas cidades brasileiras.
O foco principal da campanha está na mensagem "Não jogue sua vida no lixo, se beber não dirija", que a Prefeitura de Vitória está divulgando, em uma parceria entre as secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e Saúde (Semus). Além desse alerta, há outro lembrete: "A prevenção do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis também depende da sua atitude".
Cerca de 20 mil unidades de lixocar - um saquinho de TNT para ficar no carro - foram distribuídas durante os três dias de desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo e nestas quarta (11) e quinta-feiras (12) no trânsito da capital.
A equipe da Gerência de Educação para o Trânsito (GET) incluiu essa campanha no planejamento anual por considerar a época do Carnaval bastante propícia. "A finalidade é alcançar o máximo de pessoas com essas mensagens, já que no período de carnaval as pessoas estão propensas a beber mais", explicou Márcia Formariz.
Satisfação
Os motoristas aprovaram a iniciativa. "Essa campanha parece interessante, pois a prevenção contra acidentes é necessária", disse Roberto Júnior, enquanto esperava abrir o sinal verde. "Eu não bebo e acho que a pessoa que dirige tem de estar consciente para respeitar as leis do trânsito", destacou o motorista Rafael Torquato.
Ao receber o lixocar, o motorista Job Almeida ressaltou: "Beber e dirigir nem pensar. Eu não bebo mesmo, e considero essas campanhas muito boas", disse ele.
Se todos tivessem a mesma responsabilidade, as desastrosas cenas de acidentes que provocam tantas mortes não seriam realidade. Quem concordou com a ação foi o motorista Deolindo Aquino. "Esse tipo de campanha é ótimo, pois educa com uma mensagem positiva de que não se pode causar um acidente no trânsito nem para o parceiro".
Fonte:PMV