CIDADE

Campanha arrecada alimentos para pescadores de Regência, ES.

Baixo nível do Rio Doce e falta de peixes estão prejudicando pescadores.

Em 01/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Devido ao baixo nível do Rio Doce e à falta de peixes, pescadores de Regência, no Norte do Espírito Santo, estão recebendo doações de alimentos para enfrentar as dificuldades causadas pela seca. A arrecadação está sendo organizada pelo Projeto Tamar em parceria com a Associação de Pescadores de Regência. Confira a lista com os pontos de arrecadação no fim da matéria.

O cenário é de rede e materiais de pesca encostados no cais. Com a queda do nível do Rio Doce, um banco de areia se formou na foz. E, dese junho, a mudança na paisagem impede o encontro da água doce com o oceano. Se o rio não chega ao mar, os pescadores também não.

“Não tem como ir para o mar, e no rio não compensa jogar a rede. Sorte que o pessoal lá em casa trabalha, porque eu mesmo não estou fazendo nada”, disse o pescador Elizeu de Oliveira.

E no Rio Doce o pescador não pode lançar rede porque uma série de leis ambientais proíbe a pesca no local. Mesmo se fosse permitida, não adiantaria, já que o rio está baixo e faltam peixes. Agora, o pescador, que sempre colocou o pescado na mesa das pessoas, não consegue nem garantir o almoço da própria família.

“Eu vejo hoje a situação do pescador muito complicada. Tem pescador aí hoje que não tem um quilo de feijão para colocar no fogo. Queria que os órgão públicos olhassem isso com carinho”, disse o presidente da Associação de Pescadores de Regência, Leoni Carlos.

“Os pescadores estão passando por grandes dificuldades, então o projeto Tamar resolveu lançar esse projeto de arrecadação de alimentos e cestas básicas. Não é só um problema ambiental,mas um problema social, que está se agravando cada dia mais” disse o educador ambiental do Projeto Tamar, Carlos Sangália.

Serviço:
Os pontos de arredação de alimentos para os pescadores de Regência ficam no Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Vitória, que fica na Praça do Papa; No Centro Ecológico de Regência, litoral de Linhares, na rua Espírito Santo, pertinho do Museu; na base do Projeto Tamar, em Povoação, balneário linharense; e na Mecânica do Trevo, na Avenida Prefeito Samuel Batista Cruz (via lateral à BR-101), s/n, no bairro Shell, em Linhares. Informações pelo telefone (27) 3274-1905.

Fonte: G1-ES