SAÚDE
Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até o dia 30
Os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar contra paralisia infantil ...
Em 17/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar contra paralisia infantil e sarampo têm mais uma oportunidade até o dia 30. Todas as unidades de saúde de Vitória (com exceção de Fonte Grande e Santa Tereza) estarão abertas das 8 às 17 horas para imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra poliomielite e de 1 a 5 anos incompletos contra sarampo.
No entanto, é preciso ficar atento às datas. No dia 24, véspera de Natal, as unidades vão funcionar apenas até as 12 horas e, nos dias 25 e 26, não abrirão, retomando a vacinação no dia 29 (segunda).
De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a vacinação será prorrogada para que os estados do Espírito Santo e do Ceará atinjam a meta de 95% de cobertura. O município de Vitória também ficou com os números abaixo da meta: a poliomielite atingiu a cobertura de 86,12% e a de sarampo, 85,69.
"É fundamental que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar as vacinas e estejam imunizadas contra essas doenças", revelou a referência técnica em Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Aline Cabidele.
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Já o sarampo, doença infectocontagiosa que pode cursar com gravidade, teve casos importados registrados no Brasil, em 2013 e 2014, com concentração em Pernambuco e Ceará.
Fonte:PMV