CULTURA
Campanha "Livro Viajante" incentiva leitura durante os voos.
A iniciativa vai até o dia 5 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Cultura.
Em 31/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, comemorado nesta quinta-feira (29), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) lançou a campanha “Livro Viajante”. A iniciativa envolve os principais aeroportos da rede Infraero: Belém/Val-de-Cans (PA), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba e Foz do Iguaçu (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM). A iniciativa vai até o dia 5 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Cultura.
A ação, que tem como objetivo incentivar a leitura e compartilhar conhecimento, consiste em disponibilizar, gratuitamente nos terminais, livros para os passageiros, com a contrapartida de deixá-los no aeroporto de destino para serem lidos por outros viajantes. Os exemplares foram obtidos por meio de doações por funcionários da Infraero e de outros órgãos locais.
A campanha “Livro Viajante” surgiu a partir do conceito de bookcrossing, originado nos Estados Unidos em 2004, definido como a prática de deixar um livro em um local público para ser encontrado e lido por outras pessoas, sendo depois deixado em outros espaços públicos para leitura de forma sucessiva.
Esta é a primeira edição em escala nacional da ação. Em anos anteriores, alguns aeroportos da Infraero já tomaram a iniciativa de forma individual. Por exemplo, no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro, esta já é a terceira edição da campanha.
Fonte: Infraero