MEIO AMBIENTE

Campanha Praia Limpa conscientiza banhistas na orla de Vitória

Um sábado típico de verão, com céu azul, sol e praias lotadas.

Em 26/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um sábado típico de verão, com céu azul, sol e praias lotadas. Foi com esse cenário na praia de Camburi que fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria de Serviços (Semse) e Polícia Ambiental, deram início às ações deste ano da campanha Praia Limpa.

Durante toda a manhã deste sábado (24), equipes da campanha fizeram abordagens educativas junto aos banhistas e frequentadores da praia de Camburi, conscientizando sobre a importância deles manterem as praias sempre limpas, a preservação da orla como um todo, além dos cuidados que devem ter em relação à preservação da vegetação da região.

“Nosso objetivo é levar informação e sensibilizar a população sobre os cuidados que todos devem ter com as praias. É importante cada um fazer a sua parte recolhendo seu lixo, levando uma sacolinha e também saber da importância da conservação da vegetação de restinga”, explicou a coordenadora da campanha Praia Limpa, Juliana Sardinha Silvestre.

Durante as abordagens, além das orientações, banhistas receberam panfletos sobre a campanha. “Eu adorei este trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, pois nos conscientizamos e aprendemos as boas práticas que devemos ter nas praias. Eu já não jogava lixo nas praias, mas agora vou ficar mais atenta, pois sei exatamente os malefícios desta prática”, afirmou Elizete Eliana, que estava acompanhada da sogra e da filha.

Neste ano, a campanha Praia Limpa recebeu o apoio do equipamento de varrição mecanizada, o Tatuí, que oxigena e limpa a areia, permitindo a entrada de luz solar para evitar proliferação de bactérias e micro-organismos. “Antes fazíamos a varrição comum, mas agora com o Tatuí a limpeza fica profunda e ajuda mais ainda no processo de descontaminação da areia”, explicou o gerente de fiscalização da Semse, Chelston Amorim.

As ações da campanha serão sempre das 10 às 13 horas. Neste domingo, será na Curva da Jurema e as próximas serão no dia 31 de janeiro e 1º de fevereiro, nas praias da Ilha do Boi e Ilha do Frade.

“Nosso maior objetivo é levar a conscientização à população para que os cidadãos sejam multiplicadores do conhecimento e nos ajudem neste trabalho que é de extrema importância para todos”, complementou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra

Fonte:PMV