POLÍTICA NACIONAL

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha

Em 22/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A réplica do documento é um lembrete de que o prazo para pedir o título e ficar apto para votar nas eleições de 2024 é o dia 8 de maio.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil. Para chamar a atenção para o tema, foi levado para a Avenida Paulista, região central da capital, neste domingo (21), um título de eleitor em tamanho gigante. A réplica do documento é um lembrete de que o prazo para pedir o título e ficar apto para votar nas eleições de 2024 é o dia 8 de maio.

>> Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas

Homenagem

Os dados do documento gigante são de Edson Luís, estudante assassinado por agentes da ditadura militar em 1968 quando tinha 18 anos de idade.

“O Edson não era necessariamente um jovem político, ele não estava brigando por política, por algum partido específico, por uma pauta específica, ele estava brigando por comida, melhorias no bandejão, e ele foi assassinado num confronto com a polícia, numa repressão a essa manifestação que estavam fazendo”, detalha o sociólogo e coordenador da campanha, Hércules Laino.

O estudante não tinha título de eleitor. As eleições diretas para presidente só seriam retomadas em 1989, após grandes mobilizações populares.

“Fazer esse título para ele é simbólico. É um ensejo para a gente poder voltar nessa discussão sobre a importância de ter o nosso título, a importância da gente votar, de fortalecer a democracia, porque ela é frágil”, explica Laino a respeito da escolha do nome de Edson para a homenagem.

Democracia frágil

Essa é uma discussão importante de se fazer, segundo o sociólogo, com a juventude de hoje, que não viveu a repressão da ditadura, especialmente com os ataques feitos às democracias pela extrema direita em todo o mundo.

“A gente traz um pouco de toda essa história juntos, todas essas questões sobre a fragilidade da democracia, ainda mais num contexto atual, não só brasileiro, mas na América Latina e mundial com alguns governantes um pouco mais conservadores, que têm tendência a flertar com o autoritarismo”, diz.

Nos próximos dias, o título de Edson Luís deve percorrer outros pontos da capital paulista que reúnem jovens.

“A gente conversa com os jovens para incentivar a votar, explicar como é esse processo para tirar o título, sobre a obrigatoriedade da biometria. Também conversamos com alguns adultos - pais, tios - para eles conversarem com filhos e sobrinhos sobre a importância disso”, acrescenta. 

A campanha é promovida pelas seguintes organizações: Instituto Lamparina, labExperimental, Girl Up, Quid, Avaaz, Em Movimento e Politize.

Como tirar o título

De acordo com os organizadores, a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estão aptos a votar 5,7 milhões de jovens, de 16 a 18 anos.

Para tirar o título pela primeira vez é necessário buscar um Cartório Eleitoral no mesmo estado em que mora, com documento oficial com foto e comprovante de residência. Pessoas do gênero masculino que completem 19 anos de idade neste ano devem apresentar ainda o comprovante de quitação militar. (Por Daniel Mello/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Lula vai vetar proibição a presos de visitarem familiares
Câmara decide manter prisão de deputado Chiquinho Brazão
Presidente Lula assina MP que prevê redução na conta de luz
Reforma tributária será enviada ao Congresso na próxima semana
Recife recebe R$ 40 milhões para obras imediatas em encostas
Jovens podem tirar 1º título de eleitor até 8 de maio
Governo está preocupado com o custo da energia, diz Addad
Lula pede foco de ministros em programas já lançados
Governo faz estratégia para fiscalizar Bolsa Família e CadÚnico

TAGS:
CAMPANHA | TÍTULO | ELEITOR | JOVENS | VOTAR