TEMAS GERAIS
Campanha vai incentivar arrecadação para o Fundo da Infância e Adolescência
Durante o evento, será apresentado o relatório de prestação de contas sobre o repasse de recursos...
Em 28/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com o objetivo de mobilizar a comunidade local para a destinação do Imposto de Renda em benefício de entidades que auxiliam crianças e adolescentes de Vitória, será lançada a Campanha de Arrecadação para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) 2015, no dia 9 de dezembro (terça), às 15 horas, no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD), em Segurança do Lar.
O FIA possui uma conta onde são depositadas as contribuições. Assim, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concav) repassa os recursos arrecadados para as instituições cadastradas que investem na defesa dos direitos e na promoção social dos meninos e meninas do município.
A opção de destinar o imposto para o próprio município auxilia no fortalecimento de projetos sociais voltados para a comunidade e os benefícios refletem em toda a cidade.
Apresentação
Durante o evento, será apresentado o relatório de prestação de contas sobre o repasse de recursos referentes ao ano de 2013, quando o Concav registrou a doação de 473 pessoas físicas e 20 pessoas jurídicas ao Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência (FIA) no ano-base de 2012, totalizando R$ 1.626.760,34.
"Esses recursos foram inteiramente destinados às entidades inscritas no Concav para execução de projetos sociais nos anos de 2013 e 2014, contribuindo, assim, para fazer diferença na vida de, aproximadamente, 4,6 mil crianças e adolescentes atendidos em 15 projetos desenvolvidos por 13 entidades", destacou a secretária executiva do Concav, Alessandra Facundes.
Proteção
A secretária municipal de Assistência Social, Clarice Imperial, destacou que os recursos do FIA só podem ser aplicados em projetos de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, na proteção contra a violência e o trabalho infantil, na orientação, no apoio sociofamiliar e em medidas socioeducativas. "As doações possibilitam a qualificação da rede de atendimento e auxiliam no processo de inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social", afirmou.
A secretária completou: "Quanto mais pessoas e empresas dispuserem a sua arrecadação para o FIA, mais o aproveitamento do imposto será regionalizado. A opção é gratuita, além de ser um investimento em Vitória".
Como contribuir com o FIA?
- Pessoas jurídicas podem destinar até 1% do Imposto de Renda Devido, excluído o adicional, sob a forma de contribuição ao Fundo, durante o ano–base ou até o último dia útil do ano-base.
- Pessoas físicas podem contribuir de duas formas: destinando até 6% do Imposto de Renda Devido durante o ano-base e declarar no ano subsequente; até 3% do Imposto de Renda Devido no ato da Declaração de Ajuste Anual referente ao ano-base, respeitado o limite máximo de 6%.
Como fazer a destinação ou doação?
A pessoa física que quiser destinar até 6% poderá fazer depósito bancário identificado na conta do FIA em qualquer época do ano-base, até o último dia útil de dezembro.
Para destinar 3% do seu Imposto de Renda Devido, o contribuinte poderá fazê-lo no ato da Declaração Anual do Imposto de Renda.
Banestes
Fundo Municipal para a Infância e Adolescência de Vitória
Agência: 0236 - Bento Ferreira Conta Corrente: 23.079.361
Banco do Brasil
Fundo Municipal para a Infância e Adolescência de Vitória
Fonte:PMV