ESPORTE INTERNACIONAL

Campanha vai reforçar combate ao racismo no Esporte.

Governo prepara ação para combater a intolerância nos estádios.

Em 04/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A criação de um grupo de trabalho interministerial para combater o racismo foi tema debatido nesta terça-feira pelos ministros do Esporte, George Hilton; e das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino. "Esse grupo trabalhará ações que envolvam a política de igualdade racial com o esporte, para  assim trabalharmos com uma grande ferramenta contra o racismo, contra a intolerância", disse George Hilton.

"Neste momento em que o País se afirma como sede do maior evento esportivo do mundo nada melhor do que ter as duas pastas trabalhando de maneira integrada para que a gente possa ecoar um grito contra todo tipo de racismo, todo tipo de intolerância e promover inclusão social, utilizando os estádios, ginásios, tatames, quadras", reforçou o ministro do Esporte.

Hilton afirmou que será editada uma portaria para definir as frentes de atuação do grupo, que contará com a participação de representantes da sociedade civil, dos clubes, das confederações, das instituições que trabalham com a promoção da Igualdade Racial.

Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, participou da reunião. "Foi uma conversa que abriu horizontes importantes na tratativa desse tema do combate ao racismo no esporte, da tolerância. É necessário que o esporte se debruce sobre esse assunto, seja para prevenir ou pra reprimir quando esse tipo ocorrência acontecer. Nós temos procurado comunicar que a sociedade precisa sair da neutralidade, assim como entidades que estão relacionadas ao esporte, como confederações e clubes".

Segundo José Vicente, o País deve deixar um legado olímpico também no combate à discriminação racial.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte