POLÍTICA INTERNACIONAL
Candidato de oposição lidera 1º turno presidencial na Bulgária.
Rumen Radev lidera o primeiro turno da eleição presidencial de domingo.
Em 07/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O candidato da oposição socialista búlgara Rumen Radev lidera o primeiro turno da eleição presidencial de domingo, com vantagem sobre a aspirante governista Tsetska Tsacheva, de acordo com os resultados parciais divulgados nesta segunda-feira (7).
O general Radev, ex-comandante da Aeronáutica e que defende uma relação mais próxima com a Rússia, tem 25,67% dos votos, contra 22,02% para a presidente do Parlamento Tsetska Tsacheva, informou a Comissão Eleitoral após a apuração de mais de dois terços das urnas.
As projeções de domingo dos institutos de pesquisa Gallup e Alpha Research apontavam no domingo à noite 25% dos votos para Radev e 22% para Tsatcheva, a candidata apoiada pelo primeiro-ministro conservador Boiko Borisov.
O chefe de Governo colocou seu mandato em jogo ao afirmar que renunciaria em caso de derrota de Tsatcheva no segundo turno de 13 de novembro, o que provocaria eleições legislativas antecipadas.
Uma antecipação do pleito legislativo poderia levar o país a um período de instabilidade, de acordo com os analistas. Apesar do partido Gerb do primeiro-ministro ser considerado o favorito, "eleições antecipadas resultariam em um Parlamento que teria dificuldades para formar o governo", disse Boriana Dimitrova, diretora da Alpha Research.
O candidato nacionalista Krasimir Karakachanov aparece em terceiro lugar entre os 21 aspirantes, com 15,10% dos votos.
Na quarta posição, com 10,74%, está o empresário Dimitar Mareshki, um crítico do governo.
AFP