POLÍTICA CAPIXABA

Candidatos debatem propostas para o município de Vitória (ES).

Debate foi realizado na noite desta quinta-feira (29).

Em 30/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os candidatos à prefeitura de Vitória, Amaro Neto (SDD), Lelo Coimbra (PMDB), Luciano Rezende (PPS) e Perly Cipriano (PT), participaram, na noite desta quinta-feira (29), de debate realizado pela TV Gazeta. No encontro, foram apresentadas propostas sobre temas como saúde, transportes, educação e segurança pública.

O  debate da TV Gazeta teve início às 23h43 e terminou 0h15. Após a apresentação dos candidatos, foram exibidas as regras que orientaram todos os blocos.

No primeiro bloco, os candidatos Amaro e Lelo falaram sobre falaram sobre saúde; Perly e Lelo falaram sobre meio ambiente; Amaro e Luciano falaram sobre transporte; e Luciano e Perly falaram sobre crise hídrica.

No segundo bloco, o tema mobilidade urbana foi discutido por Perly e Amaro; educação foi o tema debatido por Lelo e Luciano, poluição foi o assunto tratado por Luciano e Amaro; e corrupção foi tema debatido por Amaro e Luciano.

O terceiro bloco começou com o tema segurança, discutido por Lelo e Luciano. Em seguida, o assunto administração foi tratado por Perly e Amaro. O tema infraestrutura urbana foi debatido por Amaro e Perly. O último tema de discussão foi segurança, entre Lelo e Luciano.

O quarto bloco teve início com o tema emprego, debatido entre Luciano e Perly. Os candidatos Perly e Lelo falaram sobre segurança na sequência. Burocracia e negócios também foi tema do último bloco, entre Amaro e Luciano. O último tema do debate foi a crise hídrica, discutida entre Lelo e Amaro.

Ao final do quarto bloco, os candidatos tiveram o tempo de dois minutos para fazerem as considerações finais.

O G1 conversou com os candidatos que participaram. Eles opinaram sobre o debate e falaram das expectativas para a votação de domingo (2).

Amaro: “Foi muito esclarecedor. Acredito que as pessoas que ainda não me conhecem sabem que estou preparado para liderar essa cidade, com uma equipe técnica, com pessoas que pensam Vitória para a gente tornar a cidade uma cidade eficiente. A cidade é uma cidade próspera, tem qualidade de vida, mas tem uma prefeitura que não é tão eficiente assim. Apresentei modelos de experiências importantes Brasil afora e queremos ter esse mesmo modelo aqui na nossa cidade”.

Lelo: “Um debate importante, o debate na reta final ele é sempre importante, ainda mais com uma expectativa de indecisos terem como referência esse debate para tomarem as suas decisões, consolidarem os seus votos. Até o domingo, é muita caminhada, é muita conversa com as pessoas, é buscar o eleitor indeciso, é buscar fortalecer aqueles que estão conosco, e a animação é muito grande. Eu tenho confiança de que no domingo estarei no segundo turno desta eleição. O trabalho foi feito e a sociedade está demonstrando”.

Luciano: “Foi uma oportunidade muito importante para colocar as propostas praticamente a 48h da eleição. Isso ajuda as pessoas a refletirem para que possam ter a certeza do seu voto pra gente continuar cuidando dessa cidade maravilhosa que todos nós amamos. Agora é com o povo e com Deus. Nós fizemos o nosso trabalho, ainda vamos trabalhar até a meia-noite de sábado e, no domingo, a democracia vai funcionar como o show que ela é, com as pessoas escolhendo o destino dessa cidade com muita sabedoria para que a cidade possa continuar em 3º lugar.

Perly: “Eu acho que foi muito positivo, ajuda a esclarecer as pessoas. Só lamentei a ausência do André Moreira. Mas foi muito importante. O cidadão precisa ouvir o que as pessoas pensam e fazer esse debate. Nós temos projetos e o cidadão vai escolher de acordo com o que nós apresentamos. Alguns eu acredito que são propostas de ficção, que não têm muito conteúdo. Mas, de qualquer maneira, é bom que a população veja essas pessoas. Eu me sinto capacitado, estudei e estudo Vitória há muito tempo, há décadas. Então, estou preparado para ser o prefeito de Vitória.

PSOL
O candidato André Moreira (PSOL) não foi convidado porque o partido dele não tem mais do que nove deputados federais na Câmara. Nesses casos, de acordo com a lei, o convite para a participação do debate é uma opção da emissora.

Organização
O debate teve quatro blocos e aproximadamente uma hora e meia de duração. As perguntas foram feitas  apenas de candidato para candidato. No primeiro e no terceiro blocos foram discutidos temas determinados, que foram sorteados pelo moderador.

No segundo e no quarto blocos os temas foram livres, escolhidos por cada candidato. O quarto bloco foi destinado também às considerações finais de cada um.

Fonte: g1-ES