TEMAS GERAIS
Candidaturas de mulheres e negros terão recursos até dia 8
Candidaturas femininas e pessoas negras às eleições vão receber recursos até o dia 08/09.
Em 27/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A data foi acordada nesta segunda-feira (26) durante reunião entre representantes de partidos que vão disputar as eleições e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
As candidaturas femininas e de pessoas negras às eleições municipais de outubro vão receber recursos de campanha até o dia 8 de setembro, menos de mês antes do primeiro turno do pleito.
>> Empresas devem preencher relatório de transparência salarial
A data foi acordada nesta segunda-feira (26) durante reunião entre representantes de partidos que vão disputar as eleições e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. Os partidos pediram ao TSE mais tempo para distribuir as verbas.
De acordo com o calendário eleitoral, os partidos têm até sexta-feira (30) para efetuarem a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário para as candidaturas femininas e de pessoas negras.
Para as legendas, o prazo diz respeito à liberação dos recursos nas contas nacionais dos partidos. Após a liberação, os valores serão distribuídos aos candidatos.
Segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, os recursos do fundo foram recebidos na semana passada e há dificuldade para fazer o levantamento de todos os candidatos que terão direito aos repasses. O partido tem 36% de candidaturas femininas e deve aplicar cerca de 30% dos recursos em candidaturas negras.
"O PT tem 26 mil candidatos a vereadores e vereadoras, mais 1.380 candidaturas a prefeituras. Nós temos que levantar todo mundo do sexo feminino, todo mundo que é preto e pardo, separar mulheres brancas e mulheres negras para efeito da cota. Então, não se faz isso com rapidez. Muitos candidatos ainda não abriram suas contas, estão em processo de abertura."
Além da presidente do PT, também participaram da reunião representantes do PL, MDB, PSOL, PSD e PSB.
Em outubro, as eleições terão 240.587 candidatos negros, o que representa 52,7% das candidaturas. É a segunda vez na história que o número de candidatos negros supera o de brancos, que este ano são 215.763.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo está marcado para 27 de outubro apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores, e nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura tenha atingido mais da metade dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos) no primeiro turno. (Por André Richter/Agência Brasil)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Empresas devem preencher relatório de transparência salarial
> Detran|ES combate transporte escolar irregular em Vitória
> Instituto Jones divulga estudo em alusão ao Dia da Infância
> Brasil deve avançar na proteção à saúde em casos de poluição
> Estudo da Uerj pode facilitar resolução de crimes com armas
> Olimpíada de Astronomia tem sustentabilidade como foco
> Rio deve registrar hoje temperatura mais alta do inverno
> TRE-RJ vai validar dados do Detran para facilitar voto
TAGS: CANDIDATURAS | MULHERES | NEGROS | RECURSOS | ELEIÇÕES