CIDADE
Capina elétrica: uma tecnologia segura na limpeza de Aracruz
Capina elétrica é uma tecnologia segura e eficiente na limpeza pública da cidade de Aracruz
Em 25/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Trata-se de uma tecnologia que permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras sem uso de herbicidas e não apresenta nenhum tipo de risco de contaminação, seja ambiental ou humana, uma vez que não utiliza qualquer tipo de químico no processo
A Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans) vem intensificando os trabalhos de capina nas vias públicas de diversas comunidades do município.
“Esse método traz economia para o município e ainda mais agilidade ao processo de capina. Com isso, o município fica ainda mais limpo. Quando chegar o período de chuvas, Aracruz estará efetivamente preparada e limpa”, destaca o secretário da Setrans, Almir Vianna.
>> Vila Velha é 20º município com servidores mais qualificados
A Assessora Francini Souza explica que capina é o serviço de roçada com a retirada da vegetação do meio-fio e de locais onde não deveria haver vegetação, com posterior limpeza e recolhimento do material.
“Os serviços são de suma importância para o município para que não haja acúmulo de vegetação. As equipes estão atendendo os bairros com mais agilidade e frequência, dentro do cronograma, evitando o excesso de mato nas ruas ao longo dos meses”.
Para o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, a principal vantagem da capina elétrica é a eficiência.
“Temos mais um instrumento para contribuir com a limpeza da cidade. Com esse equipamento, agilizamos o processo de capina nas diversas regiões, evitando situações de retrabalho das equipes de limpeza urbana, principalmente no período de chuvas, quando o mato cresce mais rapidamente”, disse o prefeito que ainda ressaltou a preocupação do seu governo com o Meio Ambiente. “Saber que podemos usar um equipamento menos agressivo e, ao mesmo tempo, eficaz no seu objetivo é bastante interessante para o município”.
Capina elétrica
O método impede o crescimento da planta matando sua raiz e sementes. Elimina completamente todo o residual vegetativo a partir da quarta aplicação, sem usar nenhum tipo de substância no solo, apenas energia de alta-tensão liberada pelas “vassouras” do veículo que passam sobre a vegetação.
Trata-se de uma tecnologia que permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras sem uso de herbicidas e não apresenta nenhum tipo de risco de contaminação, seja ambiental ou humana, uma vez que não utiliza qualquer tipo de químico no processo. (Por Alessandra Mesquita-Ascom/PML)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Vila Velha é 20º município com servidores mais qualificados
> Guarapari amplia frota com aquisição de 4 novos veículos
> Nova unidade básica de saúde é entregue à Cachoeiro
> Vila Velha é a 3ª cidade capixaba que mais investe em Saúde
> Procon dá dicas para economizar nas compras do mercado
> Cachoeiro é destaque estadual em empreendedorismo
> Mais saúde para Viana! Unidade de saúde recebe reforma
> Serra: Nova Unidade de Saúde de São Diogo é inaugurada
> Rua da Lama: Vitória inaugura novo polo gastronômico
> Dia D Turista abre inscrições para novo passeio em Vila Velha
TAGS: CAPINA ELÉTRICA | ARACRUZ | LIMPEZA | TECNOLOGIA | EFICIENTE