TEMAS GERAIS

Capitania dos Portos comemora 160 anos no Espírito Santo.

Após a tradicional cerimônia militar, o governador Paulo Hartung destacou a importância da Capitania.

Em 12/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O governador Paulo Hartung participou, no final da manhã desta terça-feira (12), da cerimônia militar em comemoração ao 160º aniversário da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES). Na oportunidade, Hartung ressaltou que a instituição desenvolve e participa de importantes parcerias no Estado. Coordenada pelo Capitão dos Portos do Espírito Santo, capitão-de-mar-e-guerra Marcos Aurélio de Arruda, a solenidade reuniu autoridades de diferentes seguimentos e foi realizada na sede da CPES, na Enseada do Suá, em Vitória
 
Após a tradicional cerimonia militar, o governador Paulo Hartung destacou a importância da Capitania no Espírito Santo. Hartung ressaltou que a instituição auxilia tecnicamente na coordenação do transporte marítimo, que é uma importante atividade socioeconômica. O governador destacou a capacidade de diálogo, respeito às tradições locais e atendimento de pleitos como características históricas da instituição.
 
"A Capitania dos Portos e a Marinha do Brasil são importantes parceiros do Governo do Estado e demais instituições locais. Podemos justificar isso com  inúmeros episódios de atuação conjunta. Quero parabenizar pelos 160 anos e destacar que o ponto forte da Capitania no Estado são as parcerias com os poderes locais que beneficiam a sociedade de diferentes formas, entre elas podemos citar a ampliação da segurança marítima, desburocratização do setor e ajuda em episódios extremos, como a atuação no episódio do rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, que atingiu o Rio Doce”, exemplificou.
 
Capitania 
 
A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) tem o propósito de contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas no que se refere à defesa nacional, salvaguarda da vida humana e segurança da navegação, no mar aberto e nas hidrovias interiores, e à prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio na área de sua jurisdição.
 
Fonte: SECOM-ES