TEMAS GERAIS

Capixaba é o que menos mistura álcool e direção, aponta IBGE

Capixaba é o que menos mistura álcool e direção, aponta IBGE

Em 11/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Apesar de cinco mil motoristas capixabas terem sido autuados somente nos primeiros 10 meses de 2014 por embriaguez ao volante, dados da Pesquisa Nacional de Saúde divulgados nesta quarta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que o Espírito Santo é o estado do país onde a menor parcela da população bebe antes de dirigir. Enquanto no Brasil 24,3% dos entrevistados com 18 anos ou mais assumem que já dirigiram logo depois de beber, entre a população capixaba esse índice é de 17,1 %.

Segundo o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), o bom desempenho se deve, principalmente, ao endurecimento da lei. Além de multa no valor de R$ 1.915,4, a infração acarreta em suspensão por 12 meses do direito de dirigir.

O capitão do BPTran, Fábio Volpato informou que, até outubro de deste ano, mais de 22 mil testes de bafômetro foram realizados e uma companhia de fiscalização foi criada com uma área voltada somente para embriaguez ao volante. “Também começamos a utilizar militares à paisana para vigiar as pessoas no bar, e requalificamos nosso pessoal com cursos de capacitação. Apesar de levar um certo tempo para mudar a consciência das pessoas, estamos colhendo os frutos”, frisou.

Menores
A proporção de pessoas de 18 anos ou mais que costuma consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana também é baixa no estado. Enquanto no Brasil a proporção é de 24 %, no Espírito Santo é de 20,9%, o que representa o melhor desempenho do Sudeste. Os dados do IBGE são de 2013.

Fonte: G1-Espírito Santo