EDUCAÇÃO

Capixabas são selecionados para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Os estudantes da rede estadual de ensino foram aprovados para XVIII OBA.

Em 28/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os estudantes da rede estadual de ensino Cledenilson Monhol, Thiago Mees, Everson Gonoring e Gabriela Dias foram aprovados para XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Agora, eles vão participar do processo seletivo que irá compor as equipes que deverão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2016.

Os quatro alunos, que estudam nas escolas estaduais Victório Bravim, Alice Holzmeister e Wallace Castelo Dutra, vão participar de cursos e provas online nos meses de setembro, novembro e dezembro. A prova presencial será realizada no Rio de Janeiro e está prevista para ser aplicada entre janeiro e março de 2016, para os 150 alunos classificados nas provas online.

Duas equipes, de cinco alunos cada, serão selecionadas para representar o Brasil na IOAA e OLLA, que acontecerá na Índia e no Chile, respectivamente. Todas as despesas da viagem serão custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O estudante da Escola Alice Holzmeister, Everson Gonoring, de 15 anos, contou que se esforçou bastante na hora da prova. “Busquei me dedicar diariamente. Costumo estudar duas horas por dia fora do horário de aula e pesquisar provas anteriores para testar os meus conhecimentos. A minha expectativa é conseguir passar nas próximas etapas e representar o Brasil lá fora”, contou.

De acordo com o professor de Física da Escola Victório Bravim, Ivan Gerhardt, a escola participa da OBA desde 2010 e que sempre começa o ano letivo dando informações, indicando livros na área e incentivando a participação dos alunos. “É um orgulho muito grande saber que dois alunos da escola foram aprovados. Agora estamos empenhados para que Cledenilson e Thiago consigam fazer parte da equipe nacional”, afirma.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma prova em fase única para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio das escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. Os alunos devem participar voluntariamente e a prova é realizada na própria escola que estudam.

O objetivo é incentivar o interesse dos estudantes pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de selecionar equipes para representarem o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fonte: SEDU