MEIO AMBIENTE

Carcaça de baleia está há 17 dias encalhada em praia no estado

Biólogo diz que responsabilidade de retirar o corpo é da prefeitura de Guarapari.

Em 13/08/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/ Instituto Orca

A carcaça de uma baleia jubarte, que foi parar na praia de um condomínio em Guarapari, no dia 27 de julho, completou 17 dias encalhada no mesmo lugar, nesta segunda-feira (13).

Carcaça de baleia jubarte completa 17 dias encalhada em praia de Guarapari

Segundo o biólogo Lupércio Barbosa, do Instituto Orca, a responsabilidade de retirar o animal é da prefeitura, mas ele está num local de difícil acesso e, por isso, a retirada não é viável.

Barbosa disse que é necessário esperar a força da maré desintegrar a carcaça e, assim, ela ser deslocada da praia. O G1 tentou falar com a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapari, mas não conseguiu contato.

“A época da maré viva acontece em dois períodos por mês e, neles, existe a possibilidade de a carcaça ser arrebentada”, disse Barbosa.

O biólogo explicou que a baleia já chegou ao local morta, com mordidas de tubarão espalhadas pelo corpo, no dua 27 de julho.

O mau cheiro incomoda quem passa pelo local e a gordura liberada pela carcaça pode matar asfixiados os organismos que compõem o ecossistema da região.

“A gordura que se solta do corpo vai impregnando os organismos que compõem o ecossistema. Como essa água está cheia de gordura, faz um estrago relativo. Pode entupir o sistema digestivo e respiratório dos animais que dependem da água e eles morrem asfixiados”, destacou.