SAÚDE
Cardiologista alerta sobre cuidados com coração no Carnaval
O período do Carnaval é sinônimo de muita dança e alegria sem limites, nem hora para acabar.
Em 06/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) há um crescimento do número de ataques cardíacos e derrames no período do carnaval.
Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
O Carnaval está, diretamente, associado a diversão, alegria e alguns exageros. Portanto, aqueles que pretendem entrar no ritmo da folia, que neste ano acontecerá entre os dias 10 e 13, devem prestar atenção, também com a saúde do coração, especialmente, quem é sedentário e tem doenças cardiovasculares pré-existentes.
O coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Dr. Diogo Barreto, explica o que pode prejudicar o folião nessa época do ano.
“As poucas horas de descanso associado ao excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e alimentação inadequada pode prejudicar o coração a longo e curto prazo”, destaca Dr. Diogo Barreto.
De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) há um crescimento do número de ataques cardíacos e derrames no período do carnaval.
“Nessa época do ano é visível o abuso no consumo de álcool e drogas. Essas substâncias atrapalham o funcionamento do coração podendo gerar arritmias, crescimento e disfunção do coração e a consequência mais grave é levar o indivíduo a morte”, explica o médico.
A alimentação inadequada e muito gordurosa também é comum durante o Carnaval. Por isso, a dica do cardiologista, Dr. Diogo Barreto, é de que os foliões, principalmente, os hipertensos e diabéticos, mantenham sempre a rotina de exames periódicos como exames clínicos e de sangue.
“Esse é um momento de se divertir com moderação. As temperaturas são mais altas, então é preciso se hidratar mais e aumentar o consumo de água ou água de coco. Tentar incluir nas refeições frutas e verduras até porque a ingestão de alimentos gordurosos é uma das grandes causas do infarto”, reforça. (Por Nádia Vaccari/AsImp)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Vitória amplia atendimentos para pessoas com autismo
> Programa para portadores de doenças vai realizar ações
> Fabricante dará prioridade da vacina contra dengue ao SUS
> Ministério vai definir calendário de vacinação contra dengue
> Rio entra em situação de emergência devido à dengue
> Médica alerta para sinais de cardiopatia em adolescentes
> Incontinência urinária é mais comum em mulheres, diz SBU
> Dia Mundial do Câncer alerta para importância da prevenção
> Neste sábado (3) tem vacinação em Shopping da Serra
TAGS: MÉDICO | CARNAVAL | ESPECIALISTA | CARDIOLOGISTA | CUIDADOS