EDUCAÇÃO

Cariacica: 2ª escola cívico-militar é entregue à comunidade

Prioridade é oferecer aos alunos um ensino de excelência, pautado na ética e na disciplina.

Em 06/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Claudio Postay/PMC

As inaugurações dos novos modelos de escola se somam às ações de ampliação e melhoria da educação do município.

Esta quarta-feira (6) foi um momento marcante para a educação de Cariacica. Foi entregue oficialmente para o município mais uma unidade de ensino do modelo cívico-militar: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima, em Jardim América.

A prioridade da escola é oferecer aos alunos um ensino de excelência, pautado na ética e na disciplina. O prefeito Euclério Sampaio destacou que a educação na escola tem como base os príncipios cívico-militares.

“Hoje nós temos a melhor educação do Espírito Santo. Passamos pela pandemia e, mesmo na dificuldade, crescemos muito. Pegamos um município com a menor receita per capita e estamos mudando essa realidade. E essa escola é sinônimo de disciplina e ética. Esse prédio estava abandonado, pedi ao governador Renato Casagrande e ele nos cedeu esse espaço, que hoje está assim, maravilhoso", pontuou o secretário de Educação José Roberto Martins Aguiar.

Esta é a segunda escola cívico-militar inaugurada em Cariacica. Em março, foi inaugurada a Emef Coronel PM Orlady Rocha Filho, em Itanguá, que tem capacidade para receber 330 alunos do 6º ao 9º anos, em tempo integral. As inaugurações dos novos modelos de escola se somam às ações de ampliação e melhoria da educação do município. Só em 2021, a Secretaria de Educação (Seme) realizou a reforma de 37 escolas e inaugurou outras 10 novos espaços. 

A solenidade de inauguração contou com uma comitiva do Governo Federal com a presença do diretor de Políticas para Escola Cívico-Militar Gilson Passos de Oiveira; do coronel Walter José Rodrigues Alves Valle,  que é coordendor regional do Sudeste do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares; e o capitão de Mar e Guerra da Marinha José Kuster Maia, coordenador nacional das Escolas Cívico-Militares; além de representantes do Governo do Estado, deputados estaduais, secretariado da Prefeitura, vereadores, lideranças comunitárias e comunidade em geral. 

A deputada Janete de Sá exaltou o poder transformador da educação.

“Nossas vidas foram transformadas porque tivemos a oportunidade da educação. Com a educação temos as portas abertas para crescer e ser um cidadão útil para a sociedade. Essa escola é bem-vinda e muito aguardada pelas famílias, porque com elas veem aqui uma grande oportunidade para seus filhos".

“Este é um evento tão prestigiado e que demonstra a importância desse equipamento público para os cariaciquenses. Estamos aqui de mãos dadas para esse propósito tão especial da escola cívico-militar”, disse o  deputado estadual Marcelo Santos, que é cariaciquense.

Estrutura

A diretora da escola, a professora Maria Inês Libardi, se emocionou ao falar da inauguração da Emef Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima. “Que prazer estar aqui hoje. É um sonho realizado por nós. Cariacica deu um salto para melhor. Eu me sinto honrada por fazer parte deste projeto. Vamos trabalhar com afinco porque entendemos que esse novo processo de educação faz bem aos nossos alunos".

A Emef Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima funciona onde era a antiga Escola Estadual Afonso Schwab, que pertencia ao Governo do Estado e estava fechada. O espaço foi cedido ao município de Cariacica para abrigar a escola cívico-militar com capacidade para 800 alunos do Ensino Fundamental II (do 6º aos 9º anos).

Para que os alunos encontrassem uma escola novinha em folha, foi feita uma grande reforma, que contemplou a construção de muros, instalação de grades, pavimentação, paisagismo, reforma geral elétrica e hidrossanitária, substituição de todas as esquadrias, substituição de todo telhado, reforma geral da quadra, entre outras melhorias. A escola conta com 12 salas de aula e quatro salas de projetos, em uma área de 3.333,20 metros quadrados. (Semco/PMC)

Leia também:

1 a cada 5 municípios pede cartão de vacinação nas escolas
Viana: Semana do Autismo promove ações de conscientização
ES: Aulas de nivelamento para melhorar a performance
Começa nesta segunda prazo para pedir isenção no Enem
MEC lança campanha contra o abandono e a evasão escolar
TSE e Sedu realiza ações por meio do programa #SerEleitor
Brasil leva prêmios em regionais de FRC em São Francisco e NY
Educação financeira é tema de palestra em escola de Viana
Estudantes do Espírito Santo se destacam na FEBRACE 2022
Sedu faz cadastro para alunos de Cmei em Colina da Serra

TAGS:
CARIACICA | ENSINO | ESCOLA | CÍVICO-MILITAR | ALUNOS