AGRICULTURA

Cariacica aumenta produção de mel e ganha mercado

Um único apiário instalado na zona rural de Cariacica produz 1,2 tonelada de mel por ano.

Em 12/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Claudio Postay/Divulgação/Prefeitura de Cariacica

Com o mel também são produzidos outros derivados, como o própolis e xaropes em spray, que são vendidos para estabelecimentos não só do município, mas de toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.  


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Doce, doce, doce. Cresce a produção de mel e dos seus derivados em Cariacica. Um único apiário instalado na zona rural do município produz 1,2 tonelada do produto por ano. Nesse primeiro quadrimestre já foram comercializados 300 kg do produto.  

>> ES dá início à colheita do café conilon com evento em Jaguaré

Com o mel também são produzidos outros derivados, como o própolis e xaropes em spray, que são vendidos para estabelecimentos não só do município, mas de toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.  

O mel é produzido em 165 colmeias, sendo 15 próprios e outros 150 em parceria com famílias da agricultura familiar do município. A produção é realizada com as abelhas do tipo Apis melífera, mais conhecida como africanizada, que é resultado do cruzamento das raças europeias e africana.  

Depois do trabalho de coleta nas colmeias, o mel é beneficiado no apiário, localizado na zona rural de Cariacica, antes mesmo de ser comercializado nos vários estabelecimentos.  

Uma certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) também confere maior valor do produto no mercado.

“Certificamos todas as empresas da agricultura familiar que trabalham com produtos de origem animal, principalmente os apiários que trabalham com mel”, explicou o secretário de Agricultura e Pesca, Nilson Teixeira.  

Para o proprietário do apiário, José Alonso Rodrigues, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Agricultura, se consolidou como um dos principais apoios. “Tem sido o nosso braço direito porque tem dado um apoio muito bom para nós. Graças à certificação esse apoio tem nos ajudado muito”, destacou.  

O apiário também conta com abelhas nativas brasileiras sem ferrão, como mandaçaia, uruçu, melíponas e jataí, entre outras variedades, mas todas criadas sem fins comerciais, apenas para manter o equilíbrio do meio ambiente. (Semco/PMC)

Leia também:

ES dá início à colheita do café conilon com evento em Jaguaré
Safra de café deve chegar a 56 milhões de sacas em 2025
Encontro reunirá empreendedores do agronegócio, em Vitória 
Agricultores de Guarapari são atendidos por Projeto Itinerante
Quarto Território recebeu o Dia de Campo sobre café Conilon
"Dia de Campo" reúne mais de 500 produtores rurais em Aracruz
Prefeitura de Conceição da Barra dá início à Operação Safra

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET