CIDADE
Cariacica fica em segundo lugar no Estado no Índice Firjan
O resultado foi divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Em 29/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O estudo tem metodologia que possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Cariacica segue evoluindo e o município alcançou uma importante conquista: a cidade ficou em segundo lugar no Espírito Santo no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGV). O resultado foi divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Foram 5.239 municípios avaliados e Cariacica foi classificada entre as melhores cidades do Brasil quanto à qualidade em gestão pelo indicador.
O estudo, publicado nesta quinta-feira (28), tem metodologia que possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
“Alcançamos o equilíbrio entre os gastos e a arrecadação de recursos financeiros por meio de medidas austeras de controle fiscal das contas públicas. Isso foi possível a partir do desenvolvimento de mão de obra qualificada para tratar de assuntos fiscais, gerando informações ágeis e fidedignas para tomada de decisões. A credibilidade alcançada com as informações fiscais e a utilização das mesmas para a gestão das contas públicas é o que faz a diferença, mesmo com as dificuldades impostas pela baixa renda per capta do município. Essa posição vem consolidar os objetivos desta administração em criar e manter um ótimo ambiente de negócios no município", avalia Carlos Renato Martins, secretário municipal de Finanças.
Índice Firjan
O Firjan acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
O ranking tem como base cinco quesitos: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, custo da dívida e liquidez. A leitura dos resultados é bastante simples, com a pontuação variando entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação. Com base nestes pontos Cariacica ganhou 0,9389, despontando como a segunda melhor administração do Espírito Santo e a 68º em âmbito nacional.
Os cinco primeiros do ranking Firjan que apresentaram o alto desenvolvimento no Espírito Santo são: Linhares (0,9591), Cariacica (0,9389), São Domingos do Norte (0,9283), Serra (0.9178) e Guarapari (0.9022).
Confira os números. (Semco/PMC)
Leia também:
> Cemitérios de Vitória recebem cuidados para o Dia de Finados
> Viana apresenta Plano de Investimentos em Macrodrenagem
> Prefeitura de Vila Velha comemora dia do Servidor Público
> Prefeitura de Serra apresenta projeto de abono aos servidores
> Aracruz sedia reunião para debater sobre Assistência Social
> Assistência inicia a distribuição de novos cartões Serra Social
> Semana do Servidor da Serra segue festividades e atrações
> Cariacica é a 1ª cidade a receber exemplar da Bíblia em braile
> Aumento de temperatura pode chegar a 2,7 graus no século
> OMS pede mudança de paradigma e mais recursos para saúde
TAGS: CARIACICA | FIRJAN | GESTÃO FISCAL | MUNICÍPIOS | DESENVOLVIMENTO