CIDADE

Cariacica ganha nova central de videomonitoramento.

Ao todo, o município monitorará 129 câmeras, que foram instaladas em 38 comunidades.

Em 23/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Central de Videomonitoramento deCariacica está em novo espaço e com novos equipamentos para monitoramento das imagens. A mudança visa a integração das 100 câmeras do programa “Olho Digital”, do Governo do Estado, à Central. A inauguração do espaço aconteceu na manhã desta terça-feira (23), na sede da prefeitura em Alto Lage, onde funcionará a nova central.

Ao todo, o município monitorará 129 câmeras, que foram instaladas em 38 comunidades. O investimento tem a finalidade de gerar maior eficiência no combate à criminalidade, auxiliando o policiamento ostensivo e o processo investigativo, com a identificação de infratores.

A expectativa da Secretaria de Defesa Social (Semdefes) é de que, com o funcionamento da Central, os índices de ocorrências policiais nas áreas monitoradas diminuam drasticamente. Essa projeção é feita a partir das regiões já videomonitoradas. De acordo com o gerente de Segurança Pública, José Carlos Dirceu, as regiões atendidas pelas nove câmeras, já em funcionamento, apresentaram queda de mais de 70% de ocorrências.

Investimentos

Para ampliar o serviço, foram investidos, aproximadamente, R$ 639 mil de recursos próprios da Prefeitura. Além da adequação do espaço físico, também foram adquiridas 11 TVs de 55 polegadas e a rede de armazenamento de dados.

A adequação do espaço físico teve início em novembro. Durante esse período, os operadores passaram por uma capacitação sobre segurança pública a fim de melhorar o serviço prestado à população. Em caso de ocorrências, como acidentes de trânsito e assaltos, o cidadão poderá buscar informações junto à Central de Videomonitoramento.

“O atendimento será realizado na sede da Prefeitura, na sala da Semdefes. Porém, as imagens não serão concedidas, pois o que é permitido é a visualização, caso a vítima queira identificar uma placa de veículo ou um suspeito, por exemplo. Tais informações poderão auxiliar na hora de se fazer a ocorrência na Polícia. As imagens são cedidas apenas aos órgãos policiais por meio de ofício”, pontua Dirceu. “Para solicitar acesso às imagens é importante informar o endereço, a data e o horário da ocorrência”, completa.

O serviço de instalação das 100 câmeras e a ligação à central é executado pelo Governo do Estado. Até o momento foram vinculadas à Central 40 câmeras. O prazo do Governo do Estado para que tudo esteja em funcionamento é até o final do ano.

Áreas monitoradas

Os locais que passarão a ser videomonitorados foram mapeados pela Polícia Militar do Espírito Santo, com foco nos bairros com altos índices de criminalidade e maior fluxo de veículos e de pessoas.

As 100 câmeras do “Olho Digital” permitirão a captação de imagens por meio de sinal de rádio, na frequência de segurança, enviadas à Central de Videomonitoramento. Os equipamentos são de alta definição, com resolução de 720 pixels e zoom que aumenta 36 vezes. Isso permite, por exemplo, a identificação da placa de um veículo a 500 metros de distância.

Além delas, a Prefeitura por meio da Semdefes, firmou parceria com a Ceturb, administradora do terminal para monitorar as imagens das 20 câmeras instaladas no Terminal de Campo Grande. A captação dessas imagens será somada às registradas pelas nove câmeras já em funcionamento, sob responsabilidade da Secretaria. Ao todo serão 129 câmeras.

Relação de bairros que possuem câmeras de videomonitoramento ou que estão sendo instaladas câmeras de videomonitoramento:

Alto Laje: 2
Bandeirantes: 3
Bela Aurora: 4
Bela Aurora: 1
Boa Sorte: 1
Bubu: 1
Campo Grande: 21
Cantinho Feliz: 1
Cariacica Sede: 3
Coqueiral: 1
Expedito: 1
Flexal: 1
Itaciba: 3
Itaquari: 2
Morada de Campo Grande: 3
Mucuri: 1
Nova Brasilia: 3
Nova Rosa da Penha I: 2
Nova Rosa o Penha II: 4
Padre Gabriel: 3
Porto belo I: 3
Porto de Santana: 3
Porto Novo: 2
Porto Velho: 1
Rosa da Penha: 2
Santa Catarina: 6
Santana: 1
São Francisco: 1
São Geraldo: 3
São Geraldo II: 1
Tabajara: 6
Vale da Esperança: 1
Vasco da Gama: 5
Vila Capixaba: 4
Vila Independência: 1
Vila Palestina: 4
Vista Mar: 1
Jardim America: 2
Cruzeiro do Sul: 1
Total: 109 câmeras

Fonte: Folha Vitória