CIDADE
Cariacica inaugura 1º equipamento de multiatenção à saúde
A Prefeitura de Cariacica vai inaugurar a Unidade Integrada de Atenção à Saúde.
Em 17/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Prefeitura de Cariacica vai inaugurar a Unidade Integrada de Atenção à Saúde – Policlínica, no bairro Flexal II, em 90 dias. O equipamento de saúde seria inicialmente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas foi feita a mudança de perfil de atendimento para ampliar os serviços de acordo com os indicadores de demandas da Região I, onde Flexal II está localizado. A expectativa é de que sejam feitos cerca de 60 mil atendimentos por mês.
Na Policlínica, serão ofertados os serviços de urgência e emergência, atenção básica, especializada, práticas integrativas e Estratégia da Saúde da Família (ESF). Na prática, a Policlínica vai integrar os serviços de Urgência/Emergência, Unidade Básica de Saúde e ESF.
Para o serviço de urgência e emergência, serão ofertados cerca de 7.560 atendimentos de usuários por mês.
Na Atenção Básica, serão ofertados 1.280 atendimentos médicos por mês, que incluirá atendimento psicológico e assistência social. Com este serviço, o plano é também reforçar o atendimento já feito pelas unidades básicas de saúde de Porto de Santa e Nova Canaã.
Três equipes de ESF trabalharão na unidade e terão capacidade de atender a 12 mil habitantes.
O equipamento de saúde contará ainda com atendimentos de cardiologista, dermatologista e pediatra.
Práticas Integrativas
As Práticas Integrativas incluem como tratamentos recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir doenças, como depressão e hipertensão. Entre os exemplos desse tipo de prática estão: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia, acupuntura e terapia de florais.
Funcionamento
A proposta inicial é de que a Urgência/Emergência funcione das 7h às 19h, todos os dias da semana. A Unidade Básica de Saúde/ESF deve funcionar de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Trabalharão na policlínica 111 servidores, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais e auxiliares administrativos.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL