Se tem uma atividade física que faz bem à saúde é pedalar. Aumenta o fôlego, melhora a resistência muscular e a circulação sanguínea. Da mesma forma, a caminhada traz inúmeros ganhos entre eles prevenção da obesidade e redução do estresse. Para incentivar a prática exercícios e melhorar a mobilidade urbana, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) de Cariacica, vai entregar quase 40 km de extensão de área exclusiva para os munícipes percorrerem a cidade de bicicleta ou andando. A entrega faz parte do Projeto Rede Parque, que interligará parques e unidades de conservação.
A Semdec está desenvolvendo projetos urbanísticos e paisagísticos para os parques lineares, somado a isso o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) tem uma proposta que visa a distribuição de recursos para que os municípios possam criar, instituir ou melhorar seus parques e o acesso entre eles. Surgiu assim a Rede Parque.Serão contemplados os parques de Santa Bárbara, São Conrado, Itanguá, Padre Gabriel, O Cravo e a Rosa, Moxuara e Biquinha.
A Projeto Rede Parque integra o Plano de Mobilidade, que propõe a construção de 8 km de ciclovias em até seis anos e 31 km de ciclofaixas em até três anos. Além do sistema cicloviário o documento trabalhou os eixos circulação de pedestres, transporte coletivo de passageiros, individual motorizado, de cargas e ferroviário com a proposta da utilização da linha férrea Leopoldina para o transporte de pessoas.
A coordenadora de Estruturação Urbana, Marissol Vieira, explica que o desejo de ter ciclovias e ciclofaixas foi externado pela população em audiências públicas de apresentação do Plano de Mobilidade.
“Aumentou em 18% a produção de bicicletas no país do ano passado para esse, mas só em 2% a quantidade de vias adaptadas. O uso de bicicletas cresceu, mas as cidades não estão acompanhando. As pessoas não querem ficar paradas no trânsito, para distâncias curtas é interessante ter modos alternativos de transporte e os municípios precisam possibilitar que isso aconteça”.Foto: Claudio Postay - Secom/PMC
O projeto está em fase de finalização. Conversas foram feitas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentado a proposta, tendo em vista que parte das ciclovias será em áreas de rodovias federais.“Ao finalizarmos as propostas iniciaremos uma conversa com a comunidade para apresentar as propostas que já temos e colhermos sugestões para melhorarmos o projeto”, finaliza Marissol.
Arborização
Os trechos a serem contemplados com ciclovias e ciclofaixas também ganharão arborização, formando uma espécie de “corredor verde”. Será construído o Plano de Arborização que irá definir as espécies ideais para serem utilizadas dentro do espaço urbano, qual tipo não vai interferir na rede elétrica e de esgoto e o espaçamento entre as árvores.
Centro de Atendimento ao Turista
Tido como o coração da Rede Parque, o Centro de Atendimento ao Turista será implantado próximo ao Palácio Municipal e prestará informações aos turistas e moradores sobre o município e informa-los sobre os pontos turísticos da cidade.
LEIA TAMBÉM
Assinadas duas ordens de serviço para drenagem e pavimentação em Cariacica Sede
Foram assinadas na noite da última quinta-feira (15) duas ordens de serviços para drenagem e pavimentação em ruas de Cariacica Sede. As cerimônias contaram com a presença do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, de parte do secretariado (entre eles o secretário municipal de Obras, José Luiz Campos), do Legislativo municipal e de lideranças comunitárias da região.
Foto: Claudio Postay - Secom/PMC
A primeira assinatura irá levar obras de instalação de rede de drenagem e colocação de pavimento nas ruas Emílio Pazoline Muniz e Santa Luzia. Os trabalhos, com um total de 269 metros, terão prazo de 150 dias de execução e contam com investimento de R$ 280 mil.O prefeito Juninho elogiou a determinação da comunidade em pleitear melhorias e direitos. "Quando você encontra uma comunidade que se une, que se mobiliza de forma organizada, em torno de um bem comum, tudo caminha para um bom resultado para todos", reforçou. Ele lembrou que a cidade vive um boom de obras em todas as regiões devido aos financiamentos e créditos obtidos junto ao Estado e à União pela atual administração por ser uma gestão responsável e equilibrada com as contas públicas. "Isto apesar de sermos o município com a menor renda per capita do Espírito Santo. Conseguimos ter linha de crédito por termos as contas equilibradas. O resultado é que estamos com mais de 700 obras pela cidade", reforçou. Ele anunciou outras melhorias para o bairro. Até fevereiro de 2020, os moradores contarão com um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). E haverá uma reforma geral na unidade de saúde.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Prolar (Amop), Paulo Cesar Rodrigues Onofre, o PC, fez coro ao elogio do prefeito pela união das pessoas. "Não podemos deixar de acreditar e se mobilizar. Em outra parte do nosso bairro já estamos com outras oito ruas com obras de drenagem e pavimentação. É o retorno de uma administração que sempre olha com carinho para a nossa região", apontou.Morador da rua Santa Luzia há 12 anos, o operador de solda cerâmica Evanildo Costa comemorou a chegada das melhorias em seu endereço. "Vamos ter mais conforto e dignidade na nossa porta. Vai fazer uma grande diferença em nosso dia-a-dia", opinou.
Manilhamento
A outra assinatura foi para drenagem e pavimentação da rua Elias Cortoletti. Serão instalados 20 metros de manilhas, com instalação de caixa de captação (capta as águas das chuvas das sarjetas e conduz para a rede de drenagem). A pavimentação será com blocos de piso intertravado (Pavi-S). O valor dos investimentos é de R$ 59 mil.
Foi ainda anunciada uma ação da Secretaria Municipal de Serviços de recapeamento asfáltico de ruas no entorno do campo de futebol do Esporte Clube Brasil.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL