EDUCAÇÃO
Cariacica promove inclusão escolar com educação especial
Secretaria de Educação de Cariacica tem intensificado trabalho na área da educação especial
Em 28/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As equipes da educação especial são formadas por profissionais especializados como professores especialistas, intérpretes de Libras e profissionais de apoio escolar como cuidadores escolares, assistentes e estagiários.
Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen
Com um olhar voltado para a inclusão escolar, a Secretaria de Educação de Cariacica tem intensificado o trabalho na área da educação especial para garantir a igualdade de oportunidades aos estudantes deste público da rede municipal de ensino. Atualmente, 2.959 alunos da educação especial estão matriculados nas escolas municipais.
>> Inscrições abertas para curso de formação para professores
As equipes da educação especial são formadas por profissionais especializados como professores especialistas, intérpretes de Libras e profissionais de apoio escolar como cuidadores escolares, assistentes e estagiários. Os profissionais atuam em todas as unidades de ensino da rede, no turno regular. O atendimento é voltado para estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno Global do Desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.
No contraturno também é ofertado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com um professor especialista realizando o atendimento na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). O AEE tem como função complementar e/ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para a sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
“Os alunos da educação especial também recebem atendimento individualizado diretamente nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o objetivo de dar o máximo de autonomia possível a eles”, explica a secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario.
Para o ano letivo de 2024, a rede municipal de ensino conta com professores de educação especial, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e assistentes educacionais. Para os alunos com deficiências severas ou sem autonomia que necessitam de cuidados na parte da higienização, locomoção e alimentação são disponibilizados assistentes educacionais e estagiários. E estão em curso novas contratações de professores de educação especial, assistentes educacionais e estagiários.
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. (Semco/PMC)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Inscrições abertas para curso de formação para professores
> Educação da Serra mobiliza escolas no combate à dengue
> Aracruz se reúne com Sedu para discutir Educação Especial
> Entrega de kits de material escolar tem início em Vila Velha
> Prazo para comprovar dados do Prouni termina nesta terça
> Viana: vagas para capacitações em cursos continuam abertas
> Detran|ES oferta Curso de Mecânica Básica para mulheres
> Vitória: últimas vagas para o QualificaVix Comunidades
> Prefeitura e Ifes Aracruz discutem o Projeto Rumo ao Sucesso
TAGS: CARIACICA | INCLUSÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | EQUIPES | TRABALHO