EDUCAÇÃO
Cariacica realiza Projeto de Alfabetização em algumas escolas
O projeto visa desenvolver a leitura e escrita para pessoas com 55 anos ou mais em Cariacica.
Em 27/08/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O curso de alfabetização é prioritário para quem não teve acesso à escolarização. O intuito do programa é a preparação para o pleno exercício da cidadania.
Oportunizar aos munícipes de Cariacica, com 55 anos ou mais, momentos de práticas sistemáticas e sustentadas de autoeducação e desenvolver a leitura e a escrita: esses são os objetivos do projeto Alfabetiza-ação Cariacica. E o pontapé inicial para a realização destes sonhos foi dada nesta quarta-feira (25), com aula inaugural na Escola Municipal de Ensino Fundamental Hilário Vieira da Silva, em Jardim Campo Grande, A iniciativa é da Secretaria de Educação (Seme).
O curso de alfabetização é prioritário para quem não teve acesso à escolarização. O intuito do programa é a preparação para o pleno exercício da cidadania.
“O programa Alfabetiza-Ação é uma iniciativa para garantir aos adultos acima de 55 anos e aos idosos a apropriação social da leitura e da escrita. É um incentivo para que, uma vez alfabetizado, esse público possa frequentar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dar sequência à sua trajetória escolar, caso deseje”, falou José Roberto Martins, secretário de Educação.
"Na aula inaugural, fizemos uma acolhida para os estudantes, apresentamos as professoras, o espaço escolar, entregamos kit escolar e realizamos uma roda de conversa para conhecer todos. Na perspectiva de Educação Popular em Paulo Freire, o acolhimento e os círculos de cultura, momento onde se dá voz aos educandos, é que emergem as palavras geradoras que são utilizadas para alfabetizar os adultos e idosos no universo cultural onde estão inseridos", disse Rinaldo Pereira, coordenador da EJA.
O curso terá a duração de quatro meses e será ofertado em salas ociosas das unidades de ensino da rede municipal de Cariacica, espaços disponibilizados por instituições parceiras e também espaços em outras secretarias, preferencialmente no turno diurno. (Semco/PMC)
Leia também:
> Prazo para pedir reaplicação do Encceja 2020 até hoje (27)
> Aprender Valor: Linhares inicia a Avaliação de Diagnóstico
> Prefeitura de Guarapari anuncia retorno das aulas do berçário
> Sedu anuncia mudanças para Novo Ensino Médio Capixaba
> Vila Velha inicia projeto de contação de histórias nas escolas
> Profissionais das escolas de Vitória encontram soluções criativas
> Inscrições abertas para apoio de projetos educacionais no ES
> Vitória convoca 329 profissionais para atuar na Rede de Ensino
> Prefeitura de Vila Velha oferece Curso de Libras para servidores
> Vitória está com 1.961 vagas disponíveis para Educação Infantil
> Educação financeira vai ajudar alunos e famílias de Vila Velha
> Qualificar ES abre mais 5 mil novas vagas para cursos on-line
> Professores da EJA terão formação sobre o Mundo do Trabalho
> Marcopolo oferece cursos para comunidades de São Mateus
TAGS: ENCCEJA | EJA | AULAS | PROFESSOR | PROUNI | SISU | EDUCAÇÃO | ENEM | ESCOLAS | ENSINO