EDUCAÇÃO

Cariacica terá nova unidade de educação infantil.

Os municípios estão unindo esforços com o Governo do Estado para promover avanços.

Em 30/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os municípios estão unindo esforços com o Governo do Estado para promover avanços significativos na aprendizagem dos estudantes capixabas. Na manhã desta quinta-feira (29), a prefeitura de Cariacica assinou o termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e durante a solenidade foi anunciado que o município será um dos beneficiados com uma nova unidade de educação infantil.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung ressaltou que Educação não se faz sozinho, tem que ser obsessão estadual e ferramenta de mobilização dos capixabas. “A cada ano estamos ampliando o programa Escola Viva. E eu esperei a eleição dos prefeitos para que a gente pudesse começar um programa de colaboração com os municípios. Tínhamos que começar o diálogo do zero, mesmo no caso dos reeleitos. Fomos buscar a experiência mais bem sucedida do País, lá no Ceará. Temos que ter o olhar que eles tiveram no modelo que agora eles estão colhendo bons frutos. Das 100 melhores escolas do país, 70 são Ceará. Fomos buscar a experiência de quem podia nos ensinar, para cuidar do que temos de mais importante que é a Educação e é isso que estamos colocando de pé com o Pacto pela Aprendizagem”.

“A nossa parceria com o município de Cariacica é muito forte. A primeira Escola Viva do Ensino Fundamental está aqui em Cariacica, no bairro Porto de Santana, atendendo 480 crianças. A implantação da escola foi um sucesso, foram mais 700 pedidos de matrículas. Hoje anuncio que o município também será contemplado com uma unidade de educação infantil. Vamos iniciar o planejamento em conjunto com a prefeitura, para que possamos beneficiar mais crianças. Com o Paes vamos fazer um grande movimento para que a gente possa sonhar com um futuro melhor”, anunciou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Para o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho, com essa parceria todos irão ganhar. “Temos que festejar essa boa notícia. Educação é prioridade e a parceria entre governo e prefeitura é fundamental. Precisamos trazer cada vez mais resultado para nossa cidade, e isso fica mais fácil com uma construção feita por várias mãos. Vamos trabalhar para criar um ambiente de colaboração e superação. Construir uma unidade escolar requer planejamento e vamos iniciar os trabalhos o quanto antes”.

O Governo do Estado está viabilizando o financiamento de R$ 225 milhões, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para que sejam construídas e equipadas 200 creches em diversos municípios, ofertando aproximadamente 20 mil vagas. Um planejamento já está sendo executado, paralelamente ao trabalho de adesão dos municípios ao Paes, para que possam ser otimizados esses recursos.

A previsão é que até o final deste ano, o Governo direcione R$ 40 milhões aos municípios, com recursos próprios, para que sejam construídas, inicialmente, 50 unidades de educação infantil, abrindo aproximadamente cinco mil vagas.

Até o momento, 16 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes: Águia Branca, Alegre, Aracruz, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ibatiba, Irupi, Iúna, Marechal Floriano, Muqui, Pedro Canário, Rio Bananal e São Gabriel da Palha. O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, está indo em todos os municípios pra formalizar a assinatura do termo de adesão com os prefeitos. Com mais sete municípios já estão agendadas assinaturas: Alto Rio Novo, Divino São Lourenço, Guaçuí, Ibitirama, João Neiva, Marilândia e Venda Nova do Imigrante.

Além disso, mais 43 já demostraram interesse em fazer parte do Paes: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, Jeronimo Monteiro, Linhares, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta e Vila Pavão.

A solenidade de assinatura Paes foi realizada no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, e reuniu também os deputados estaduais Sandro Locutor, Janete de Sá, Dary Pagung, representantes do Governo, secretários municipais de Educação, dentre outros.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Paes está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultado.