CULTURA

Cariacica(ES) ganha importante ferramenta de pesquisa.

A obra é um marco na construção da história do município de Cariacica.

Em 16/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O município de Cariacica vai ganhar uma importante ferramenta de pesquisa notarial do final do século XIX e início do século XX. Trata-se do livro “O inventário analítico dos livros do Cartório de Registro de Cariacica (ES), Manoel Pedro Victorino do Rosário”, que será lançado no dia 25, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. A autoria da obra é de Deivison Costa Silva, Marcos Prado Rabelo, Paulo José da Silva e Vânia Célia de Oliveira.

A obra é um marco na construção da história do município de Cariacica. O material inventariado são livros de termo de tutela de órfãos, procurações e autenticação de documentos, atualmente sob a guarda da Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult).

Para mostrar à população a importância da preservação dos registros notariais, o “Inventário analítico dos livros do Cartório de Registro de Cariacica (ES), Manoel Pedro Victorino do Rosário” está sendo divulgado impresso e em mídia eletrônica.  Por se tratar de uma edição limitada, a versão impressa será destinada às secretarias de Cultura de Cariacica e do Estado do Espírito Santo, às bibliotecas públicas, instituições arquivísticas e aos colaboradores da pesquisa e da construção do inventário.

O livro em mídia eletrônica tem como destino arquivistas, alunos de Arquivologia e demais pesquisadores interessados na história notarial cariaciquense. Essa mídia pode ser retirada no dia do lançamento ou solicitada aos autores.

A obra foi contemplada no edital de “Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio para Inventário, Conservação e Reprodução de Acervos no Estado do Espírito Santo”, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Serviço

Lançamento do livro “Inventário analítico dos livros do Cartório de Registro de Cariacica (ES), Manoel Pedro Victorino do Rosário”, dos autores Deivison Costa Silva, Marcos Prado Rabelo, Paulo José da Silva e Vânia Célia de Oliveira.

Data: 25/06, às 18h30

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá/Vitória)

Entrada gratuita

Fonte: Secult