CULTURA

Carnaval de Vitória começou com tradição no Centro Histórico

Marchinha, samba rock e música pop mostrando afirmando, na Prça Costa Pereira.

Em 11/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Carnaval de Vitória começou. O primeiro dia de shows na tradicional praça Costa Pereira misturou marchinha, samba rock e música pop mostrando afirmando a pluralidade do Carnaval de Vitória com uma mistura de ritmos, alegria e muita animação no Centro Histórico da capital.

A festa teve início com o set do DJ Gustavo Txai, com o projeto Pindorama, que fez um passeio por clássicos da música brasileira. Na sequência, a Orquestra Urbana literalmente invadiu a praça Costa Pereira por meio de um cortejo que tomou o palco principal com um repertório eclético e apresentado de forma carnavalesca.

Depois, o Projeto Feijoada levou o suingue do samba-rock para a praça e não deixou ninguém parado. Encerrando a programação do primeiro dia, o Guardiões do Corso trouxe para a festa as clássicas marchinhas.

Foliões aprovaram

A mistura de ritmos e a animação do público conquistaram Kethlyn dos Santos Araújo, Wallace Fernandes da Silva e Arthur Nicolau, que vieram de Vila Velha. "Viemos no ano passado pela primeira vez e gostamos demais. Este ano está ainda mais animado", disse Kethlyn.

Encontrar amigos, curtir boa música e dançar na rua são os principais atrativos do carnaval para Hugo Kissin e Daniel Dohar. Nascidos e criados no Centro, eles curtem o Carnaval de Vitória desde crianças. E este ano trouxeram Tainá Veiga, de Vila Velha, para curtir a folia também.

"O clima aqui é muito bom e a organização também está ótima. Estou amando pular o carnaval aqui no Centro", disse Tainá. Quem também gostou da movimentação foi a vendedora ambulante Amanda de Souza Gomes, de Viana.

"Venho todos os anos para me divertir e faturar um pouquinho também. O carnaval aqui é muito bom nos dois sentidos", opinou, oferecendo as tradicionais caipirinhas para os foliões.

Matinês

Na Ilha das Caieiras, a Matinê Carnavalesca animou a galerinha. O público pode conferir as apresentações do espetáculo “Respeitável Público” e da Claws Banda, da Ratimbum, que não deixou ninguém parado com brincadeiras, referências ao universo circense e muita música.

Programação

O domingo (11) promete ser animado para os foliões capixabas. A partir das nove da manhã, o Magrela Voadoras sai do Quiosque 2, na praia de Camburi, em direção ao Centro. O bloco Regional da Nair, um dos mais populares de Vitória, sai às 11 horas e promete arrastar uma multidão pelas ruas do Centro. Em Jardim Camburi, das 16 às 19 horas, o Tô Baby promete animar a criançada.

Na praça Costa Pereira, a festa começa com o projeto Pindorama. Em seguida, a banda Caixadá vai levar para o palco da Costa Pereira grandes sucessos do pop nacional, em versões carnavalescas. Depois, o samba-rock autoral da banda Derengos promete não deixar ninguém parado. Fechando a noite, a energia e suingue do Bloco Bleque.

Serviço

Carnaval de Vitória
Domingo (11)

Praça Costa Pereira
Projeto Pindorama
Caixadá
Derengos
Bloco Bleque

Matinês Carnavalescas
das 9 às 13 horas
Espetáculo “Respeitável Público”
Claws Banda
Praça Três de Maio, em Goiabeiras

Blocos

Magrelas Voadoras
das 9 às 12 horas
do quiosque 2, em Camburi, até o Centro de Vitória

Regional da Nair
das 11 às 15 horas
com saída da avenida Beira-Mar em direção à praça Getúlio Vargas

Tô Baby (infantil)
das 16 às 19 horas
Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi

Foto: André Sobral