CIDADE

Carros abandonados são retirados das ruas de Vitória/ES pela Guarda Municipal

Carros totalmente abandonados nas ruas de Vitória são alvo de uma equipe de trânsito da Guarda Municipal.

Em 30/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Carros totalmente abandonados nas ruas de Vitória são alvo de uma equipe de trânsito da Guarda Municipal, responsável pelo recolhimento dos veículos que se encontram em estado de abandono na cidade.

Nos primeiros seis meses desse serviço, foram realizadas 544 visitas após solicitações de moradores, culminando na aplicação de 217 autos de constatação de abandono, 57 remoções e 116 veículos retirados pelos donos após a notificação dos agentes.

Além disso, a Gerência de Operação e Fiscalização da Guarda Municipal trabalha, atualmente, com 44 notificações em espera para finalizar o processo de remoção dos veículos. Os carros são levados para o pátio de uma empresa situada no bairro Porto de Cariacica.

Ranking

Os bairros onde houve mais ocorrências são Jardim Camburi e Ilha de Santa Maria, com sete carros removidos em cada um. Em segundo lugar, estão Jardim da Penha, Santa Martha e Bento Ferreira, com quatro carros recolhidos. Já em terceiro lugar, ficaram os bairros Romão, Jucutuquara e Santos Dumont, com três veículos cada.

Esse serviço começou em fevereiro deste ano. O objetivo é melhorar a utilização do espaço público, como também evitar que carros virem depósitos de lixo, drogas e de água parada, capaz de proliferar o mosquito da dengue.

Procedimento

De acordo com o coordenador de trânsito da Guarda Municipal, Leonardo Mattos Campello, "quando um carro abandonado é identificado em estado de abandono, o proprietário é notificado pela Guarda Civil Municipal de Trânsito, que cola no parabrisa a notificação dizendo para providenciar a retirada em até 48 horas, sob risco de recolhimento".

As remoções começaram efetivamente em 24 de março. Os moradores podem denunciar a ocorrência de carros abandonados pelo Fala Vitória 156.

Histórias

Muitas histórias envolvem o abandono dos carros. Conforme contou o chefe da equipe, Heber Scheidegger, um dos casos que chamaram mais atenção foi a remoção de uma camionete C14, no bairro Romão, em que um homem dormia diariamente e já mantinha o lugar como a casa dele. Quando a camionete foi guinchada, ele ficou esbravejando e foi pegar a mochila com seus pertences. Mas há também os que são deixados nas ruas porque somam taxas de licenciamento em atraso e multas.

Segundo a lei nº 8.691/2014, os veículos com sinais exteriores evidentes de abandono ou impossibilidade de deslocamento com segurança estacionados no mesmo lugar por mais de 15 dias podem ser removidos pela Guarda Municipal.

Fonte:PMV