TEMAS GERAIS

Cartórios liberam acesso a central de escrituras e procurações

A base de dados reúne 95 milhões atos (41 milhões de escrituras e 54 milhões procurações).

Em 17/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

Determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a liberação permitirá que cidadãos, advogados e empresas localizem bens em nome de devedores, contribuindo para a efetividade de processos na Justiça.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Um dos grandes gargalos do sistema judicial brasileiro começa a ser resolvido a partir da última segunda-feira (14) com a abertura oficial de consultas públicas à Central de Escrituras e Procurações (CEP), base de dados que reúne mais de 95 milhões atos (41 milhões de escrituras e 54 milhões procurações) atos realizados em Cartórios de Notas de todo o país, permitindo a cidadãos, advogados, empresas e credores localizar a existência de bens em nome de devedores, fortalecendo o combate à ocultação patrimonial e contribuindo para a recuperação de ativos.

A abertura de consultas e solicitações de certidões da Central, administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) – entidade que reúne os Cartórios de Notas do país - foi determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e permitirá que credores que frequentemente enfrentam dificuldades em localizar bens penhoráveis em nome dos devedores – inclusive de pensão alimentícia -, possam encontrar patrimônios para satisfação de dívidas, evitando o prolongamento de processos e a satisfação do crédito devido.

A diretora de Tabelionato de Notas do Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg-ES), Carolina Romano, afirma que foi dado um passo importante rumo à transparência e à efetividade da Justiça. .

"Com a abertura da CEP ao público, damos um passo importante rumo à transparência e à efetividade da Justiça. Ao permitir que qualquer cidadão, advogado ou empresa localize escrituras e procurações em nome de terceiros, fortalecemos o combate à ocultação de bens e ampliamos o acesso à informação com responsabilidade e segurança."

Como funciona

A pesquisa, acessada pelo site https://buscacep.org.br, será realizada mediante utilização de certificado digital ICP-Brasil ou notarizado – emitido gratuitamente pelos Cartórios de Notas -, com autenticação obrigatória e registro auditável. O serviço funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano, bastando informar o nome completo e o CPF ou CNPJ a ser buscado. 

A busca retornará com os dados de Nome do cartório onde o ato foi lavrado; Número do livro e das folhas do ato; Espécie do ato (escritura pública ou procuração), permitindo ainda a solicitação eletrônica da certidão do ato para que seja verificada a sua íntegra.

A medida atende ao disposto no Provimento nº 194/2025 da Corregedoria Nacional de Justiça, e traz importantes avanços para a sociedade ao fortalecer a transparência dos registros públicos, auxiliar na localização de bens e ampliar o acesso à informação, sempre em conformidade com a LGPD e com regras de segurança e controle.

Sobre o Sinoreg/ES
O Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo – (Sinoreg/ES), sucessor da ARPEN-ES, exerce suas funções de apoio e congregação dos interesses e direitos das serventias extrajudiciais, atuando como propagador de informações e, especialmente, lutando contra os abusos em defesa da classe. (Por Lucas Valadão/AsImp)

Leia também:

Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99%
Não há perseguição a ninguém, Barroso responde a Trump
Corrida reunirá corredores de todos os corpos, gêneros e vivências
ES registra uma redução no número de mortes no trânsito
Anatel passa a exigir autorização de provedores de internet
OAB-ES recebe apoio na luta contra o golpe do falso advogado

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET