CULTURA
Casa Cousa: Novo centro cultural será inaugurado em Vitória
Além do espaço na capital, editora capixaba está expandindo atividades para o sul do estado.
Em 08/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Editora Cousa
Além do novo espaço em Vitória, onde surgiu, a Cousa também anunciou a instalação de sua sede jurídica no município de Piúma, no litoral sul do Espírito Santo, a cerca de 90 quilômetros da capital.
Um novo espaço cultural será inaugurado no próximo sábado (12) no efervescente Centro de Vitória. Estamos falando da Casa Cousa, iniciativa da Editora Cousa que vai receber atividades artísticas e culturais e abrigar clube de leitura, cineclube e editora de livros, além de servir como garagem da Combiousa, veículo que funciona como um centro cultural itinerante da editora para atingir outras localidades. A inauguração será a partir das 16h de sábado, na Rua Dom Fernando, número 171.
A Casa Cousa terá dois ambientes, a Caverna Turca, na parte inferior, e o Terraço das Avencas, na parte superior. A programação de estreia começa no terraço com a leitura do conto “As babas do Diabo”, do argentino Julio Cortázar, com mediação do jornalista e escritor Caê Guimarães. Às 18h, na parte de baixo, o CineCaverna exibe o filme Blow Up, um clássico do cineasta italiano Michelangelo Antonioni, seguido de debate com a cineasta Ursula Dart.
Cousa Café-Bar
Não é a primeira vez que a editora fomenta um centro cultural. Em 2017 foi inaugurado o Cousa Café-Bar, na Rua Sete de Setembro, também no Centro de Vitória. Com o sucesso da iniciativa,em 2019 as atividades foram ampliadas com a mudança para o espaço Trapiche Gamão, na Rua Gama Rosa, no mesmo bairro. Posteriormente, em paralelo com o Trapiche, a editora também fez parte do café cultural Jalan Jalan, na Praia do Canto.
Com a pandemia de Covid-19 e o fechamento dos comércios, a Cousa passou a apostar em atividades a céu aberto no momento de reabertura e investiu em estruturar a Combiousa, adaptando uma Kombi para atividades de leitura, venda de livros, saraus, cineclube e outras, podendo levar cultura para diversos lugares e de maneira segura naquele momento em que o distanciamento social era importante.
Depois do fim da pandemia, a Combiousa continua em plena atividade, tendo percorrido diversos municípios do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com ações culturais.
Nova sede no no município de Piúma
Além do novo espaço em Vitória, onde surgiu, a Cousa também anunciou a instalação de sua sede jurídica no município de Piúma, no litoral sul do Espírito Santo, a cerca de 90 quilômetros da capital.
A editora tem investido cada vez mais em fomentar atividades de incentivo à leitura para fazer com que os livros cheguem até as pessoas, especialmente àquelas que estão mais distantes dos maiores centros de consumo literário.
Cidades pequenas
Segundo Saulo Ribeiro, fundador da editora, vários projetos da Cousa hoje acontecem em cidades pequenas.
“Vários projetos da Cousa hoje acontecem em cidades pequenas, tanto do Espírito Santo como do norte fluminense. E levar a sede da editora para Piúma é uma forma de reforçar essa vocação de estar em cidades pequenas, no interior, onde é mais difícil chegar com acesso à literatura.”
Piúma é um destes municípios em que a editora capixaba tem atuado tanto na publicação de obras como na difusão da literatura. Em 2024, por meio da Caravana Combiousa - Expedição Monte Aghá foram realizadas oficinas de escrita e contação de histórias e festas literárias com programações que incluíram brincadeiras, shows, saraus, lançamento de livros e outras atividades culturais em Piúma e Anchieta, municípios vizinhos. Também foi publicado o livro Antologia Combiousa, uma coletânea de escritos em poesia e prosa de autores dos dois municípios.
Livros
A editora lançou recentemente dois novos livros de escritores piumenses que falam sobre o local. “Eu ouvi das conchas da praia”, com crônica da escritora Fabiani Taylor, e “Piúma - Mais de 2 mil anos de História”, do professor e historiador Leonardo Nascimento Bourguignon.
A partir da sede em Piúma, a editora vai executar nos próximos meses o projeto Combiousa nas Escolas - Edição Sul, e uma sequência de exibições do Cineclube Itinerante Combiousa em postos de gasolina. Futuramente, a Cousa pretende estabelecer também um espaço cultural permanente na cidade.
Leia também:
> PMC lançará plataforma para cadastrar artistas do município
> Santa Jazz acontecerá entre 13 e 15 de junho em Santa Teresa
> Mês do teatro tem atrações em Anchieta até domingo (30)
> Coro Vocali abre inscrições para participantes em Linhares
> Biblioteca Municipal de Vitória faz ação para incentivar a leitura
> Feira de Arte Indígena acontecerá na Rua da Lama, em Vitória
> Cachoeiro promove capacitação para comunidades tradicionais
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













