CIDADE
Casa do Cidadão recebe mutirão da Justiça Comunitária neste sábado (15)
Cerca de 300 pessoas devem participar, neste sábado (15).
Em 14/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cerca de 300 pessoas devem participar, neste sábado (15), a partir das 8 horas, na Casa do Cidadão, em Itararé, do mutirão da Justiça Comunitária. Na ocasião, serão homologados acordos judiciais de separação, além de guarda e visita dos filhos e definição de pensão alimentícia.
Segundo a gerente do Centro Integrado de Cidadania (CIC), Juliana Sardenberg, todos os munícipes atendidos no mutirão já passaram pelo Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e/ou pela Defensoria Pública do Estado.
"O Serviço de Mediação de Conflitos da Casa do Cidadão qualifica e agiliza o atendimento ao munícipe pois um procedimento que se arrastaria por longo tempo na Justiça pode ser resolvido de forma amigável, com a ajuda do mediador, para facilitar o diálogo entre as partes", explicou Juliana Sardenberg.
A gerente ressalta ainda a importância da iniciativa, que facilita o entendimento, reduz os sofrimentos e tem solução rápida. "A maioria dos acordos feitos na Casa do Cidadão tem sido cumprida pelas partes, o que é bom para garantir a paz nas relações familiares", diz.
O mutirão é uma realização da Semcid, em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Rede Doctum de Ensino. A previsão é de que até o final do ano mais 500 pessoas sejam beneficiadas pelo mutirões da Justiça Comunitária.
Mediação de conflitos
O Serviço de Mediação de Conflitos tem como objetivo contribuir para que as famílias resolvam as suas diferenças nos casos de separação (divórcio e dissolução de união estável), regulamentação de guarda e visitas dos filhos e pensão alimentícia.
O atendimento está disponível para moradores de Vitória com renda mensal de até três salários mínimos e é feito por profissionais capacitados na área. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Casa do Cidadão, avenida Maruípe, nº 2544, em Itararé.
Fonte:PMV