CIDADE

Casa do Cidadão volta a emitir Carteira de Trabalho nesta terça-feira (8)

Como amanhã (8) é celebrado o Dia Internacional da Mulher, elas terão prioridade no atendimento.

Em 07/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A partir desta terça-feira (8), os munícipes que precisarem solicitar a emissão da 1ª ou 2ª vias da Carteira de Trabalho (CTPS) poderão buscar atendimento no Centro Integrado de Cidadania (CIC) - Casa do Cidadão, em Itararé. Como amanhã (8) é celebrado o Dia Internacional da Mulher, as mulheres terão prioridade no atendimento.

Segundo a gerente do CIC, Juliana Sardenberg, inicialmente serão distribuídas 40 senhas diárias. "Como estamos retomando os atendimentos e passamos a operar no novo sistema do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), será preciso realizar alguns testes. Nossa equipe já passou por treinamento e, em breve, nossa expectativa é ampliar o número de atendimentos", explica.

A gerente ressalta ainda que a reabertura do setor vai homenagear as mulheres pelo seu dia. "Escolhemos esta data porque a Prefeitura de Vitória está com intensa programação em comemoração ao mês da mulher. Além disso, pesquisas apontam que existe uma massiva incorporação da mulher ao mercado de trabalho e, para isso, é necessário ter o documento em mãos, evitando a informalidade dos empregos", disse Sardenberg.

Novo sistema

No ano de 2015, o serviço de emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) da Casa do Cidadão, em Itararé, ficou suspenso devido à mudança do sistema de emissão do documento implementado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o que prejudicou os atendimentos em todo o País.

Para se adequar ao novo sistema, a Prefeitura de Vitória precisou abrir licitação para a aquisição de novos equipamentos específicos para emissão dos documentos nos novos moldes.

Emissão 

Documentos obrigatórios para emissão da Carteira de Trabalho:

1ª via: A partir de 14 anos

  • Documentos originais ou cópia autenticada: Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento ou de Casamento (de acordo com o estado civil atual);
  • Comprovante de residência
  • CPF

2º via: Trazer todos os documentos exigidos para a 1ª via e também:

  • Carteira de Trabalho anterior

Em caso de perda ou rouba da carteira, trazer Boletim de Ocorrência (pode ser feito em qualquer DPJ ou online) e extrato do PIS (Caixa Econômica).

Obs.1: Os documentos apresentados devem estar em bom estado de conservação, legíveis e dentro do prazo de validade. Não serão aceitos documentos rasgados, com rasuras, etc.

Obs.2: Os documentos de identificação deverão constar obrigatoriamente: nome, filiação, data de nascimento, município e estado de nascimento, local e data de emissão.

Obs. 3: Não será aceito CNH como documento de identificação (não possui a naturalidade da pessoa).

Serviço

Emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Trabalho
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas
40 senhas diárias

Fonte:PMV