POLÍTICA CAPIXABA
Casagrande prorroga suspensão das aulas até 31 de agosto
A decisão integra as medidas de prevenção à disseminação da Covid-19.
Em 24/07/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reforçou a importância da adoção de protocolos rígidos quando do retorno das aulas presenciais.
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (24), a prorrogação da suspensão das aulas presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades, inclusive cursos livres, das redes de ensino públicas e privada, no âmbito do Espírito Santo, até o dia 31 de agosto. A decisão integra as medidas de prevenção à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). Na Rede Estadual, estão sendo desenvolvidas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).
“As escolas e demais instituições de ensino são locais de grande interação. Por isso, não temos segurança de retornar agora no mês de agosto. Não podemos pôr em risco a vida das pessoas. Muitas crianças retornam para suas residências e têm contato com os pais, tios, avós e pessoas do grupo de risco. Temos uma preocupação muito grande com a vida dos alunos, dos professores, dos servidores, dos pais, de todos. Quem sabe daqui a pouco não possamos retornar dentro de um protocolo de saúde, que já está sendo criado, para que retornemos com segurança”, disse o governador.
Casagrande reforçou a importância da adoção de protocolos rígidos quando do retorno das aulas presenciais.
“Quando voltar, nada será como antes. Teremos que seguir protocolos como o uso de máscara, aferição de temperatura, distanciamento e o uso de álcool em gel. O passo para o retorno deve ser muito seguro”, observou.
EscoLAR
Durante a pandemia, a Secretaria da Educação desenvolveu o EscoLAR, um programa de atividades não presenciais, em que as principais estratégias são a transmissão das aulas pela TV aberta e pela plataforma Google Sala de Aula, que pode ser acessada pelo aplicativo EscoLAR. O Governo do Estado adquiriu pacotes para alunos que não possuem dados móveis.
As escolas que identificarem alunos que não possuem nenhuma das alternativas on-line farão, através de sua própria equipe, a estruturação de uma série de outras ações, para que não haja exclusão de nenhum aluno dos conteúdos. O material, inclusive, pode ser impresso pela escola. Todo o conteúdo de aula fica disponibilizado no site do EscoLAR e no canal do Youtube da Sedu. (Com informações das Assessorias de Comunicação do Governo do ES e da Sedu)