CIDADE
Cata-Móveis completa 10 meses em Vila Velha (ES)
Cata-Móveis já ajudou mais de 72 famílias em todo o município.
Em 02/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Dez meses despois de implantado, o Cata-Móveis recolheu mais de oito toneladas de armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádio, televisão, computador, mesa, fogão, cama, dentre outros utensílios que poderiam ser descartados irregularmente em Vila Velha.
Este serviço foi criado no governo do prefeito Rodney Miranda e é a primeira vez que Vila Velha recebe este tipo de trabalho. O Cata-Móveis já recebeu mais de 727 atendimentos em todo município e ajudou a encaminhar, por meio do Instituto “Eu tenho um Sonho”, utensílios para mais de 72 famílias.
Sheila Sampaio Leão, 39, é uma das munícipes que recebeu móveis. Além disso, participa do instituto produzindo artesanato. Também ajuda a distribuir os objetos recolhidos para as famílias da Região 5. “Somente aqui em Ulisses Guimarães, num único terreno, cinco famílias receberam os móveis e montaram a casa. O Cata-móveis está ajudando muito as pessoas necessitadas, quando mais doações recebemos mais famílias podemos ajudar.” disse
O projeto conta com dois caminhões baús que recolhem, gratuitamente, móveis e utensílios domésticos. Este serviço atende às cinco regiões de Vila Velha e deve ser solicitado na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800 283 9059. Ao realizar o pedido, serão agendados dia e horário para o recolhimento.
O objeto recolhido é armazenado em um galpão para avaliação técnica. Após esta avaliação, se o material for servível (em bom estado de conservação) é encaminhado para o projeto Eu tenho um Sonho e será doado. Alguns objetos são doados para o Banco Terra, que os recupera e depois vende. Os inservíveis são levados para a Associação de Catadores ou para o aterro sanitário.
Ao ligar para o Cata-Móveis, o morador ajuda a evitar o descarte irregular de móveis nas ruas e canais da cidade. Assim, ajuda o município. Além de economizar com gastos, a cidade enfrentará pouca resistência com o escoamento das águas dos canais.
Economia Solidária
Outra novidade são as doações do Cata-móveis para ajudar o Banco Terra, que faz parte da economia solidária existente em Vila Velha. O Banco Terra funciona em Terra Vermelha, há mais de sete anos com linhas de crédito. Ou seja, o cidadão pega dinheiro “beijo” emprestado e depois paga o empréstimo com juros baixos.
Para ajudar o Banco Terra no pagamento do aluguel, energia e água, o Cata-Móveis faz a doação de móveis que estão com defeito, mas ainda em bom estado que podem ser recuperados.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos Ricardo Barroso, esses móveis são encaminhados ao Banco que executam a reforma. “Eles possuem um espaço que conserta, reforma e depois vendem a um preço abaixo do mercado. Esse dinheiro ajuda a manter o projeto do Banco Terra que ajuda mais de 400 famílias por mês”.
Tem algum móvel que pretende descartar? Ligue e agende o horário com nossa ouvidoria. Uma cidade limpa é aquela que menos se suja.
Fonte: SEMCOM-PMVV