CIDADE
Catedral reabre para casamentos após 8 anos de reforma em Vitória-ES.
Igreja vai voltar a realizar casamentos a partir de março.
Em 25/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Após passar oito anos fechada para reforma, a Catedral Metropolitana de Vitória, localizada no Cidade Alta, no Centro, vai voltar a realizar casamentos a partir do próximo mês de março.
A construção foi erguida na década de 1920, e, durante o tempo em que esteve fechada, passou por restaurações internas e externas. Entre as principais mudanças está a troca do telhado, a restauração do piso e das partes elétrica e de sonorização, a repaginação do presbitério e do altar, a instalação de novos vitrais e a cor, que voltou a ser a original.
A igreja é muito procurada por noivos por causa da riqueza de detalhes, por ser um patrimônio histórico e pelo tamanho, já que comporta cerca de mil pessoas.
Após esperar dois anos, a publicitária Ciara Nicchio, de 26 anos, e o administrador Vagner de Siqueira, de 30, vão realizar o sonho de casar na Catedral. Ela conta que até tentava vagas em outras igrejas, mas sempre de olho na Catedral, porque o sonho de se casar lá vem desde a infância, quando frequentava as missas.
“Namoramos por oito anos e durante oito anos ela esteve fechada para a reforma, e reabre agora, vamos ser os primeiros a casar nela, é muita coincidência. Nesses dois anos, sempre entrávamos em contato para ver se tinha vaga pra gente, até que conseguimos”, disse.
Ela conta que também optou pela igreja porque pais dela também subiram no altar lá. “Eu a escolhi pois é uma tradição na minha família, os meus pais casaram na Catedral, e eu sempre quis casar na mesma igreja que a minha mãe. Quero que o meu casamento seja muito especial e com muitas pessoas de quem eu gosto”, conta.
A secretária da Catedral, Alessandra Carvalho, explica que qualquer pessoa pode casar na igreja, desde que faça o agendamento prévio. “E é preciso ser feito todo o processo matrimonial, que consiste na apresentação de documentos pessoais e da certidão de casamento no civil”, explicou.
A agenda de formaturas e casamentos para este ano está aberta. Já para 2017, só vai ser possível marcar matrimônios a partir de maio.
Fonte: G1-ES