TEMAS GERAIS

Católicos do ES fazem doces para juntar dinheiro para JMJ 2016.

Próxima Jornada Mundial da Juventude acontece em Cracóvia, na Polônia.

Em 02/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Jovens católicos de Vitória estão fazendo doces e sanduíches para arrecadar fundos para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, que teve a sua última edição no Rio de Janeiro, acontecerá na Cracóvia, capital da Polônia. Um destino longe dos capixabas, mas para eles, nem um pouco impossível para quem tem fé.

O estudante de engenharia, Luiz Feliphe, por exemplo, contou que se empenha na cozinha para fazer os doces que vende na faculdade. “A ideia foi de uma amiga minha, que fazia esses doces e parou. Aí eu peguei o espaço que era dela, fui criando novos doces, vi que isso estava dando certo, e continuei vendendo”, contou Feliphe.

Para a última Jornada Mundial da Juventude, ele conseguiu arrecadar R$ 4 mil reais, em um ano. Dinheiro que foi até emprestado em parte para a mãe, Kely Bravim. “Já me emprestou um dinheiro, e eu ainda não paguei não. Até o dia dele ir eu pago”, falou a mãe, aos risos.

Kely acredita que o filho irá conseguir arrecadar todo o dinheiro necessário para a viagem e disse que se sente orgulhosa pela atitude do adolescente.

“Você vê tantos jovens em baladas, festas por aí, mas ele não. Ele está estudando e indo em busca do sonho dele. Eu fico muito feliz de fazer parte dessa história dele”, falou a mãe.

Luiz Feliphe já guardou uma parte do dinheiro, mas pretende arrecadar mais para ter mais segurança na Polônia. “Falta um pouco, mas já tenho um caminho andado. Faltam pelo menos uns R$ 6 mil para ir com paz de espírito, com tranquilidade”, destacou o estudante.

Assim como Feliphe, um grupo de 11 amigos de uma comunidade católica, que também têm o sonho de ir para a Cracóvia para ver o papa, se juntou para conseguir angariar fundos. Além de doces, eles também fazem sanduíches.

“Nós ouvimos o chamado do Papa Francisco de sermos discípulos em meio às nações. Daí nasceu esse ardor de participar mais da nossa comunidade, e como ir para a Europa não é fácil, a gente está fazendo todo esse trabalho para angariar fundos para conseguir ir a Polônia”, contou o administrador Fabrício Marçal.

Para os amigos, cozinhar juntos é uma diversão. “Em todos os momentos que nós nos encontramos é uma alegria contagiante. Tem gente que só compra os nossos produtos pelos nossos sorrisos”, conta a professora Mirela Gonçalves.

E para eles não é só a cozinha que tem sido fonte de renda para o jovens. “Nossas atividades para arrecadar dinheiro vão do bazar, que nós fazemos duas vezes por mês, e todo final de semana a nossa barraca de pão com carne”, falou a nutricionista Rackelly Borges. 

A Cracóvia fica a mais de 10 mil quilômetros de Vitória. Uma viagem de avião até lá leva em média 16 horas, mas nada disso desanima os jovens. Para a engenheira eletricista Aline Pereira, pela fé e com a fé esses altos números ficarão bem pequenos.

“Para Deus nada é impossível e Ele encurta as distâncias. A gente tem que pensar que logo ali mesmo, até porque é mais fácil pensar assim do que pensar que está longe, e que em breve a gente vai conseguir e todo mundo vai ver a gente lá na Polônia”, finalizou Aline.

Fonte: G1-ES