ECONOMIA INTERNACIONAL
Cautela pesa na Bolsa de Tóquio e em outras partes da Ásia e Pacífico.
Na China, em Hong Kong e em Taiwan, não houve negócios devido a feriados locais.
Em 04/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou no menor nível em dez semanas nesta terça-feira e outros mercados da Ásia e do Pacífico também recuaram, em clima de cautela antes de eventos importantes previstos para os próximos dias e em meio à migração de recursos financeiros de ações para ativos considerados mais seguros após um ataque à bomba na Rússia. Na China, em Hong Kong e em Taiwan, não houve negócios devido a feriados locais.
O índice Nikkei caiu 0,91% hoje na capital japonesa, a 18.810,25 pontos, seu menor patamar desde 24 de janeiro.
Investidores da região asiática se mostram cautelosos antes de uma reunião dos presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, na quinta e sexta-feira. Os líderes, que vão se encontrar na Flórida, terão conversas que poderão ter implicações para o comércio mundial.
Além disso, o relatório mensal de emprego dos EUA, que tem forte influência nas decisões de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), está previsto para sexta.
Já a explosão ontem de uma bomba no metrô da cidade russa de São Petersburgo, que deixou ao menos 11 mortos, impulsionou a demanda por ativos mais seguros, como o iene e os Treasuries, e pressionou ações de exportadoras e do setor financeiro no mercado japonês.
As montadoras Nissan e Honda recuaram 2,9% e 2,7% em Tóquio, respectivamente, enquanto a seguradora Dai-ichi Life Holdings caiu 2,6% e o grupo financeiro Nomura Holdings teve queda de 2,7%.
Em outras partes da Ásia, o índice sul-coreano Kospi registrou baixa de 0,30% em Seul, a 2.161,10 pontos, e o FTSE Straits Times caiu 0,38% em Cingapura, a 3.175,49 pontos, mas o filipino PSEi subiu 1,43% em Manila, a 7.446,49 pontos. Os mercados chineses e de Taiwan não operaram pelo segundo dia consecutivo nesta terça, em função de feriados. O de Hong Kong também ficou fechada por causa de um feriado.
Na Oceania, a bolsa australiana encerrou o pregão no vermelho, pressionada por ações de grandes bancos e de mineradoras e após o banco central do país decidir manter sua taxa básica de juros na mínima histórica de 1,5%. O S&P/ASX 200 recuou 0,3% em Sydney, a 5.856,60 pontos.
FOTO: UOL Economia: