TEMAS GERAIS
Cavalos da PM infectados com mormo vão ser sacrificados no ES.
Onze animais estão em quarentena desde o dia 31 de março.
Em 24/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Onze cavalos da Polícia Militar vão ser sacrificados após serem infectados por mormo. Todos os cavalos da polícia estão de quarentena desde o dia 31 de março. A doença mormo é provocada por bactérias que contaminam cavalos, burros e mulas e pode ser transmitida para o ser humano.
O Instituto de Defesa Agropecuária (Idaf) aguarda o resultado dos exames dos 65 cavalos do Centro de Criação da Serra.
Segundo o chefe do departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiúza, o instituto tem duas suspeitas principais para a doença ter contaminado os cavalos da polícia.
Em 2014, dois cavalos passaram seis meses em treinamento no exército, no Rio de Janeiro. Além disso, em 2013, um foco de mormo na cavalaria da polícia do Espírito Santo fez com que 25 cavalos fossem contaminados.
Desde 2013, foram registrados 14 focos de mormo no estado em diferentes propriedades e municípios. Além de ter sido identificada na cavalaria da polícia, a doença foi confirmada em duas propriedades particulares, uma em Viana e outra em Guarapari.
Nos últimos dois anos, 51 cavalos contaminados pelo mormo foram sacrificados no estado. Vinte e cinco eram da Polícia Militar. A polícia informou que o policiamento montado será substituído por policiais de moto ou de carro. As atividades serão realizadas nos mesmo locais onde havia patrulhamento a cavalo.
Fonte: G1-Espírito Santo