ECONOMIA CAPIXABA
Ceasa do ES comercializa 2,7 mi de toneladas de Pimentão e tomate.
O município destaque na oferta do pimentão e do tomate foi Santa Maria de Jetibá, com 790.097,05 kg.
Em 06/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Unidade Noroeste das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), empresa vinculada à Seag, localizada em Colatina, já comercializou 2.772.589,38 quilos de pimentões e tomates no ano de 2014.
O município destaque na oferta do pimentão e do tomate foi Santa Maria de Jetibá, que forneceu cerca de 790.097,05 quilos de tomate e 110.008,11 quilos de pimentão à Ceasa, seguido de Santa Teresa, São Roque do Canãa, Colatina, Cariacica e Itarana.
O produtor Gésio Adeodato, de Santa Maria de Jeitibá, comercializa na Unidade Noroeste produtos como ovos, batata baroa, e repolho, mas afirma que irá plantar, pela primeira vez, o pimentão e o tomate.
“Aderi ao plantio por serem produtos que têm bastante destaque na Unidade. Plantei o tomate e o pimentão em julho, e a previsão de colheita é no começo de dezembro. A expectativa é que a oferta seja de 16.000 quilos de tomate e 1.400 caixas de pimentão”, disse.
De acordo com o Gerente Técnico das Unidades Regionais, Marcos Antônio Cossetti Magnago, o volume desses produtos ofertados na Unidade é bastante significativo. “A quantidade de tomate é maior por ser um produto hortifrutícola bastante presente na mesa dos capixabas, na proporção de 10 vezes mais em relação ao pimentão, mensalmente”, disse Magnago.
Por Ceasa/ES