TEMAS GERAIS
Cenário apocalíptico leva turistas a cidade argentina alagada por 25 anos.
Lago transbordou em 1985 e cobriu Epecuen com 10 metros de água salgada.
Em 11/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma cidade que ficou submersa em água salgada por mais de duas décadas passou a atrair turistas no interior da Argentina por sua paisagem com atmosfera apocalíptica.
Epecuen, localizada a 550 km de Buenos Aires, era uma movimentada vila na década de 1920, conhecida por seus banhos em águas salgadas e muito visitada por moradores da capital. Em novembro de 1985, uma sucessão de chuvas causou o transbordamento do lago de mesmo nome, inundando a cidade.
Turistas e moradores foram forçados a deixar o local, e em apenas alguns dias casas e outros prédios foram cobertos por cerca de 10 metros de água salgada, que ficou retida na cidade devido a uma estrutura de muros construída no local.
Agora, 30 anos depois, a água evaporou completamente, e ex-moradores podem andar entre as ruínas do que um dia foi sua casa.
“É difícil definir o que eu sinto. Sinto falta dos barulhos, dos cheiros, das pessoas, da grande família que éramos aqui”, disse Viviana Castro.
A água da enchente demorou 25 anos para evaporar. Em 2007, estruturas e objetos da cidade começaram a aparecer, corroídos pelo sal. Agora, a cidade fantasma atrai turistas por suas paisagens bizarras.
Fonte: Reuters