NEGÓCIOS
Cenário geopolítico da indústria do petróleo é tema de debate em Vitória(ES).
O engenheiro, Alberto Machado Neto, irá ministrar a palestra na próxima quarta-feira (17).
Em 15/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O período de instabilidade no mercado de petróleo, excitado pela crise atual na Petrobras, diminuiu a confiança dos empresários do setor. Para falar sobre a atual conjuntura e como deve se comportar o mercado no futuro, odiretor Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos (ABIMAQ), eng. Químico e eng. de Petróleo Alberto Machado Neto, chega a Vitória na próxima quarta-feira (17), para apresentar a palestra “Diagnóstico do Setor de Oil & Gás no Brasil”, realizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Materiais Elétricos do Espírito Santo (Sindifer-ES), às 8h30, no auditório do Sindicato. A inscrições devem ser realizadas pelo site sindiferes.com.br.
Neto alerta que é preciso estar preparado para os ciclos de baixa atividade. “No mercado supridor de bens e serviços, os investimentos e operações do setor têm ciclo longo, o que permite administrar períodos de alta e de baixa atividade, que se alternam. Na maioria das vezes o problema é quando o ciclo de baixa atividade se prolonga e as empresas acabam não tendo fôlego para se prepararem para os períodos de alta atividade”. Para as empresas, a chave do sucesso é que elas entendem a lógica do setor “e se preparam adequadamente, principalmente buscando diversificação de seus clientes e produtos”, acrescenta o diretor.
No evento, será realizada uma análise da geopolítica da indústria do petróleo e gás no cenário atual e tendências e perspectivas a médio e em longo prazo, com vistas a subsidiar as decisões empresariais em toda cadeia de valor do setor de petróleo e gás natural, fabricantes, estaleiros, prestadores de serviço, entre outros. Os principais temas debatidos serão a queda do preço do barril do petróleo, a crise da Petrobras com a consequente queda nos investimentos, os erros do passado e como o mercado internacional, tem deixado muitos empresários incertos do que esperar para o futuro.
PALESTRANTE: Alberto Machado Neto
Engenheiro Químico (UFRJ-1969), Engenheiro de Petróleo (Universidade Petrobras-1970), Mestre em Engenharia da Produção COPPE/UFRJ e Pós-Graduado em Business Administration INSEAD/França. Diretor Executivo da ABIMAQ desde 2008. Sócio Presidente da Arcplan Consulting desde 1992. Ex-Presidente da Brasil Supply SA, Ex-Diretor da Brasil Supply de Venezuela e da Newpark Drilling Fluids do Brasil. Ex-Superintendente da ONIP. Atuou na Petrobras entre 1970 e 1999 – entre outras funções gerenciais foi Superintendente Adjunto do Serviço de Material e Diretor da Fundação Petrobras de Seguridade Social – Petros. Professor universitário. Criador, professor e coordenador acadêmico do MBA Gestão em Petróleo e Gás – FGV, desde 2002. Atuou em 16 países. É cidadão honorário de Laffayette/Louisiana – USA.
Serviço: “Diagnóstico do Setor de Oil & Gás no Brasil”
Data:17 de junho (quarta-feira)
Hora: das 8h30 às 10h30
Local: auditório do Sindifer, em Vitória
Inscrições: sindiferes.com.br
Fonte: Iá! Comunicação