CIDADE

Centenas de fiéis vão à basílica, em Vitória(ES), celebrar Santo Antônio.

Bairro que leva o mesmo no do santo comemorou 96 anos.

Em 13/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O dia de Santo Antônio foi comemorado com o aniversário de 96 anos do bairro que leva o nome dele em Vitória. Neste sábado (13), fiéis da igreja católica levaram pães à Basílica, localizada no bairro, para serem abençoados. A intenção com o gesto é pedir para o que santo não deixe faltar o alimento na mesa.

“Quando eu cheguei em Jardim América, em 17 de novembro de 1964 faltava pão e eu vinha em Santo Antônio (bairro) trazia uma sacola de pão, e hoje se vocês observarem que eu tenho um pão de Santo Antônio completando 50 anos hoje”, disse o aposentado João de Deus.

 

João acabou ganhando o sobrenome 'de Deus' por ser fiel antigo da igreja e também por ter como intercessor Santo Antônio. Ele e muitos outros que recebem a benção dos pães não guardam apenas  para si o bem feito, também a compartilham dentro e fora da igreja.

Além dos pães, os fiéis também pedem para abençoar bíblias, livros de canto e terços. Mas momento também é de agradecimento pelo feitos do santo, principalmente os ligados a casamento.

“Eu vim agradecer. Eu já sou noiva e agora eu distribuo o santo para as minhas amigas que ainda estão procurando noivo”, disse a administradora Casseane Souza.

Se o santo Antônio cumpre a promessa, os fiéis também precisam cumprir. A estudante de 11 anos, Vitória Oliveira, por exemplo, veio por uma promessa feita pela mãe.

“Quando eu nasci minha mãe fez a promessa de que sempre me traria nessa basílica quando fosse o dia dele, e por isso nós estamos aqui”, disse a estudante.

Toda a devoção pelo santo é vista pela igreja como fruto da pessoa que Antônio foi. “Ele foi uma alma nobre, um santo e um homem digno”, disse um dos padres.

A programação na basílica de santo antônio vai até este domingo (13) quando acontece a procissão luminosa e a missa de encerramento.

Fonte: G1