CIDADE

Centro de Educação Ambiental em Viana(ES) abre para visitas monitoradas.

Alunos da rede municipal farão as visitas monitoradas para conhecerem o espaço.

Em 29/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Centro Municipal de Educação Ambiental, localizado no Parque Natural Rota das Garças, em Viana Sede, é um novo espaço para auxiliar na conscientização da preservação do meio ambiente. O espaço traz um diferencial na Grande Vitória, pois  a construção abriga cincos atributos ambientais: sistema fotovoltaico, composteira, horta, sistema de água da chuva e estação de tratamento de águas cinzas. Além de um auditório com capacidade para 60 pessoas e de uma sala multiuso para exposição de trabalhos. O local, inaugurado no início de julho, começa agora, em agosto, com as visitas monitoradas para alunos da rede municipal. Será cumprido um cronograma com as unidades de ensino.

De acordo com a diretora de Educação Ambiental de Viana, Cintia Cândido Matias Laures, o cronograma com escolas no local será realizado uma vez por mês e as atividades a serem desenvolvidas durante as visitas monitoras estão sendo estruturadas. “O objetivo é desenvolver um trabalho também em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, que já realiza trilhas e atividades com os alunos do município nas escolas e na Fazenda Experimental, em Jucuruaba. A proposta é levar este trabalho para ser feito periodicamente no espaço do Centro de Educação Ambiental", disse. 

Antes de começar as visitações, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura será qualificada pelo arquiteto sustentável e responsável pela obra, Heliomar Venâncio. “ As pessoas de todo o Estado poderão ter acesso a opções de energia alternativa e como cuidar do lixo”, afirma Venâncio. Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Henrique Casamata, o Centro veio para completar as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura. “Com ele poderemos auxiliar o futuro das novas gerações. Será um lugar para se gerar consciência. É um ponto de equilíbrio entre sociedade e meio ambiente”,finalizou.

Fonte: Secom/Viana