CIDADE

Cerca de 4 mil romeiros participam do Terço dos Homens.

A tradição é antiga mas foi trazida para o ES há pouco tempo, segundo o organizador.

Em 28/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Cerca de quatro mil homens saíram da Prainha, em Vila Velha, na Grande Vitória, e subiram a ladeira do Convento da Penha, na quarta edição do Terço dos Homens, que aconteceu na tarde deste sábado (27).

A caminhada, que começou por volta das 13h, foi tranquila para quem acordou cedo e saiu de Colatina, no Noroeste do estado, com uma turma. “Nós estamos numa equipe de 42 pessoas no ônibus. Já é o quarto ano da equipe, mas hoje é a minha primeira vez e estou gostando muito”, disse o comerciante Cláudio de Oliveira.

Depois de um AVC, o aposentado Jair Barcelos disse que, sempre que pode, participa da romaria. “Se Deus quiser, pretendo subir a pé e descer a pé”, declarou.

Essa é a quarta edição do Terço dos Homens. Segundo os organizadores, neste ano, há 4 mil participantes, sendo homens que vêm de vários lugares do estado e de fora dele. O pedreiro Danilson Santana estava acompanhado do filho de nove anos. “Vim com meu filho de Cachoeiro de Itapemirim. É cansativo, mas tem a recompensa depois”, falou.

A tradição é antiga mas foi trazida para o Espírito Santo há pouco tempo, segundo o organizador Jarbas Cristo. “Existe o encontro nacional do Terço dos Homens, que acontece em Aparecida. Numa ida nossa lá, há cinco anos, nós trouxemos esse encontro para o Espírito Santo. Somos uma cópia do encontro nacional e, hoje, Nossa Senhora, no tricentenário, vem nos prestigiar”, contou.