TEMAS GERAIS

Cerca de 800 soldados russos foram mortos em confronto

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu para o povo se armar para defender o país.

Em 25/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Deutsche Presse-Agentur GmbH

O encarregado ucraniano agradeceu o apoio "sem precedentes" recebido até agora e citou a Polônia, que emprestou quase US$ 1 bilhão à Ucrânia.

O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoly Tkach, confirmou hoje (25), em Brasília, o abatimento de 7 aviões, 6 helicópteros, mais de 30 tanques, 130 veículos blindados e aproximadamente 800 soldados russos.

Tkach confirmou ainda a informação de que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu para a população se armar para defender o país.

"Exatamente o que eu comentei sobre a defesa territorial. São civis, homens e mulheres, que pegam em armas para proteger as suas casas dos invasores".

Ele afirmou que a Ucrânia impôs a lei marcial, que impede homens de 18 a 60 anos, naturalizados ou não, de deixarem o país e que, na capital, foram introduzidos toques de recolher.

"Neste momento estamos pedindo aos nossos parceiros para que imponham as sanções, incluindo expulsar a Rússia do Swift (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais). Também pedimos que adotem as seguintes medidas: resoluções nos foros internacionais, apoio financeiro, apoio com armas defensivas para a Ucrânia, e condenação das ações da Rússia", afirmou Tkach.

Ele disse ainda que a atual situação é muito mais grave do que a anexação da Crimeia, em 2014.

"Neste momento, a guerra é para ocupar todo o território ou alguns territórios do nosso país, é uma guerra de grande escala".

O encarregado ucraniano agradeceu o apoio "sem precedentes" recebido até agora e citou a Polônia, que emprestou quase US$ 1 bilhão à Ucrânia. Ele agradeceu também o apoio prestado pelo Canadá, pela Austrália, União Europeia, pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido e reforçou que os ucranianos estão precisando de ajuda humanitária e esperam sanções pesadas contra a Rússia. Ele disse ainda contar com o apoio do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas.


Infográfico mostra o primeiro dia da invasão russa à Ucrânia. - Reuters/Agência Brasil

Tkach afirmou que Chernobyl está intacta e que o aumento no nível de radiação se deu pela poeira levantada pelas máquinas pesadas que circulam na região. (Por Marieta Cazarré/Agência Brasil)

Leia também:

Procon de Viana dá dicas para contratar pacotes de viagens
> ​Defesa Civil de VV leva expertise do município para Viana
Polícia ucraniana diz que Rússia fez 203 ataques nesta quinta
Calcinha Preta perde segundo vocalista em menos de 4 meses
Procon VV: novas regras nos setores de turismo e eventos
Sobe para 208 número de mortos na tragédia em Petrópolis
Jogadores brasileiros pedem ajuda para conseguir deixar Kiev
Redes sociais pedem para Bolsonaro se calar sobre Rússia
Rússia invade Ucrânia e Putin ameaça quem tentar interferir
80% das forças russas estão em posições de ataque, dizem EUA

TAGS: 
SOLDADOS | UCRÂNIA | RÚSSIA | MORTES | CONFRONTO