MOTOR

Challenger Hellcat, com 717 cv, ofusca até vizinha picape RAM.

Ouça ronco da supermáquina que está entre mais potentes do Salão de SP.

Em 12/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Desde 2014 a Chrysler faz parte do conglomerado Fiat Chrysler (FCA), e a maior beneficiada com a fusão foi a marca Jeep, que cresceu mais do que qualquer outra no último ano, principalmente com o Renegade.
A trajetória deve continuar ascendente com o Compass, que teve lançamento mundial no Brasil em setembro. Embora o novo SUV ainda seja uma novidade para os consumidores, no Salão de São Paulo quem se destaca são as outras marcas do grupo: Dodge, Chrysler e Ram.

Com 717 cavalos, o Dodge Challenger SRT Hellcat é um dos carros mais potentes do evento.

São quase 90 kgfm de torque saindo do primeiro Hemi V8 6.2 supercomprimido (não é turbo), que pode ser combinado a um câmbio automático de 8 marchas ou a um manual de 6.

O G1 registrou o ronco do motor em pleno salão: confira no vídeo acima.

Só na vontade
Ele vem com duas chaves: a preta limita a potência a "apenas" 500 cv. Só se o motorista ligar o carro com a vermelha é que poderá sentir toda a força do "muscle car". O desenho é inspirado na geração da década de 1970.

No entanto, sua aparição será quase tão rápida quando os 3 segundos que ele leva para acelerar de 0 a 100 km/h, já que ele não deve ser vendido por aqui pela marca. Quem se interessar, pode tentar empresas de importação direta, que cobram cerca de R$ 630 mil pelo carro (com o dólar perto de R$ 3,30).

Dodge Challenger Hellcat (Foto: Alan Morici/G1)
Dodge Hellcat (Foto: Flavio Moraes/G1)
Dodge apresenta novo modelo do Dodge Hellcat no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Flavio Moraes/G1)
Dodge apresenta novo modelo do Dodge Hellcat SRT no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Flavio Moraes/G1)
Dodge Hellcat (Foto: Flavio Moraes/G1)

Pacifica
Principal lançamento da Chrysler no Salão de Detroit, em janeiro, a Pacifica é na verdade a substituta da Town & Country. O modelo só começa a ser vendido por aqui em 2017, mas já dá as caras no Salão de São Paulo.

A minivan traz uma série de equipamentos interessantes, como abertura das portas laterais por movimento dos pés e possibilidade de “esconder” os assentos no assoalho, liberando espaço no porta-malas.

Mesmo com o visual "família", o monovolume esconde sob o capô uma dupla digna de carros esportivos: motor V6 de 3.6 litros, que rende 291 cavalos de potência, e câmbio automático de 8 velocidades.

Pela alta tecnologia, a Pacifica também foi escolhida pelo Google como o próximo modelo que integrará sua frota de autônomos - carros que andam sem motorista - nos Estados Unidos.

Ram 1500
Depois de 2 anos ausente, a Ram voltou a vender no Brasil a picape 2500 no final do ano passado. E agora a marca traz sua "irmã" menor, a 1500, que segue a tradição americana, sendo visivelmente maior do que uma média brasileira, como a Hilux ou a S10.

A versão exibida no Salão é a Laramie, com a maior cabine disponível para o Crew Cab, ou seja, a que deve ser importada ao Brasil em 2017, já que a marca costuma trazer somente os modelos mais equipados.

A Ram 1500 Laramie é empurrada por um V6 3.0, de 243 cv, aliado a câmbio automático de 8 marchas. Entre os itens de série, 6 air bags, teto solar, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, 9 alto-falantes, subwoofer e chave de presença com abertura das portas, caçamba e ignição.

Diferentemente da grandalhona 2500, que exige habilitação para dirigir caminhões, a estrela da Ram no Salão de São Paulo pode ser guiada com a CNH de categoria B, para automóveis.

Grand Cherokee SRT
O SUV da Jeep também aparece no Salão em sua versão mais nervosa, também equipada com motor V8 6.4 Hemi, com 481 cv e 65 kgfm. A aceleração de 0 a 96 km/h é feita em 4,8 segundos e a velocidade máxima chega a 257 km/h, conforme a fabricante.

Clássico
Outro modelo que estreia no Brasil é uma homenagem aos primeiros veículos da Jeep: o Wrangler Unlimited Willys. Ele tem detalhes emprestados da versão Rubicon, suspensão reforçada, protetores adicionais na parte inferior, revestimento especial nos bancos e tapetes especiais da Mopar.

Fonte: Auto Esporte