POLÍTICA INTERNACIONAL

Chanceleres da União Europeia discutem na Bélgica luta antiterrorista.

A questão já estava na agenda do encontro de chefes da diplomacia, antes da operação antiterrorista.

Em 19/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A luta antiterrorista vai dominar hoje (19) a reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) em Bruxelas, na Bélgica, poucos dias após uma grande operação policial para prevenir atentados na capital.

A questão já estava na agenda do encontro de chefes da diplomacia, antes da operação antiterrorista de quinta-feira (15) à noite na Bélgica – que resultou na morte de dois jihadistas e na detenção de 13 pessoas suspeitas de terrorismo. O assunto foi inscrito na ordem de trabalho, após os atentados da semana passada em Paris.

Ministros de 28 países vão discutir com a alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, e com o coordenador antiterrorista da UE, Gilles de Kerchove, de que modo pode ser reforçada a luta contra o terrorismo jihadista, na sequência do ataque ao semanário francês Charles Hebdo.

Não são aguardadas decisões no encontro de hoje, sendo o principal objetivo uma primeira troca de opiniões, também com vistas à cúpula informal de chefes de Estado e de Governo da UE que ocorrerá no próximo mês e que será dedicada à luta contra o terrorismo.

Por Agência Lusa