EDUCAÇÃO

"Chapa 1 - Abre Alas" venceu as eleições no DCE da UFES

A Chapa conquistou uma vitória expressiva, obtendo 1.391 votos, contra 612 votos da Chapa 2

Em 30/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/DCE/UFES

O resultado definitivo do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufes, foi divulgado nesta segunda-feira (30), após o período de recursos, e a posse da nova diretoria está marcada para 8 de novembro.


Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram

Na última sexta-feira (27), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) anunciou o resultado das eleições para a gestão da entidade no período de 2023-2024. A "Chapa 1 – Abre Alas" conquistou uma vitória expressiva, obtendo 1.391 votos, enquanto sua única concorrente, a "Chapa 2 – DCE é Pra Lutar", obteve 612 votos. O resultado definitivo foi divulgado nesta segunda-feira (30), após o período de recursos, e a posse da nova diretoria está marcada para 8 de novembro. A eleição, que contou com a participação de menos de 10% dos estudantes da Ufes, foi realizada nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus, totalizando 2.070 votos, sendo 67 nulos.

Contexto

A eleição foi marcada por uma baixa participação dos estudantes, considerando que a Ufes tem cerca de 20 mil estudantes de graduação e 3,5 mil de pós-graduação matriculados, apesar disso, o quórum foi atingido com facilidade. A vitória da "Chapa 1 - Abre Alas" com uma margem substancial de votos é um destaque notável.

A Chapa vencedora, "Abre Alas," é composta por 288 estudantes e representa uma coalizão de movimentos: Enfrente (que inscreveu 105 dos estudantes da chapa) Movimento Popular da Juventude (MPJ), Levante Popular da Juventude, Kizomba, Para Todos, União da Juventude Socialista (UJS) e Movimento Participa.

A Chapa 2, "DCE é Pra Lutar," contou com 135 estudantes e incluiu grupos como Unidade Popular (UP), União da Juventude Comunista (UJC), Movimento por uma Universidade Popular (MUP), Ecoar e Correnteza.

Propostas

A "Chapa 1 - Abre Alas" apresentou propostas que incluem a implementação de preços acessíveis no Restaurante Universitário (RU), moradia estudantil em todos os campi, cotas para pessoas trans, melhorias na infraestrutura da universidade e políticas de cultura e esporte.
A "Chapa 2 - DCE é Pra Lutar" se posicionou como oposição, caracterizando uma esquerda radical que além de propostas para o ru, moradia estudantil e outras questões estruturais, pautava questões como arcabouço fiscal.

Apoio

A "Chapa 1 - Abre Alas" recebeu apoio de parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), incluindo vereadora de Vitória Karla Coser, deputada estadual Iriny Lopes, deputada federal Jack Rocha e deputado federal Helder Salomão.

A "Chapa 2 - DCE é Pra Lutar" recebeu apoio do presidente nacional do partido Unidade Popular (UP), Léo Pericles, que se candidatou à Presidência da República em 2022. (Por Emanuel dos Reis Couto)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem
Cariacica vai iniciar curso na área da beleza nesta segunda (30)
Serra abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
PMCI abre vagas para curso de especialização pedagógica
Programa “Horta na Escola” estimula alimentação saudável
Estudantes já podem conferir os locais de realização do Enem
Senado aprova ampliação da Lei de Cotas e inclui quilombolas
Futuro Brilhante: Vitória contrata mais 27 cursos e 804 vagas
Cartão de Confirmação do Enem pode ser acessado nesta terça
Cursos do QualificaVix iniciam com aulas na Cozinha Brasil

TAGS:
ELEIÇÕES | UFES | DCE | CHAPAS | ESTUDANTES