EDUCAÇÃO
"Chapa 1 - Abre Alas" venceu as eleições no DCE da UFES
A Chapa conquistou uma vitória expressiva, obtendo 1.391 votos, contra 612 votos da Chapa 2
Em 30/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O resultado definitivo do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufes, foi divulgado nesta segunda-feira (30), após o período de recursos, e a posse da nova diretoria está marcada para 8 de novembro.
Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Na última sexta-feira (27), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) anunciou o resultado das eleições para a gestão da entidade no período de 2023-2024. A "Chapa 1 – Abre Alas" conquistou uma vitória expressiva, obtendo 1.391 votos, enquanto sua única concorrente, a "Chapa 2 – DCE é Pra Lutar", obteve 612 votos. O resultado definitivo foi divulgado nesta segunda-feira (30), após o período de recursos, e a posse da nova diretoria está marcada para 8 de novembro. A eleição, que contou com a participação de menos de 10% dos estudantes da Ufes, foi realizada nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus, totalizando 2.070 votos, sendo 67 nulos.
Contexto
A eleição foi marcada por uma baixa participação dos estudantes, considerando que a Ufes tem cerca de 20 mil estudantes de graduação e 3,5 mil de pós-graduação matriculados, apesar disso, o quórum foi atingido com facilidade. A vitória da "Chapa 1 - Abre Alas" com uma margem substancial de votos é um destaque notável.
A Chapa vencedora, "Abre Alas," é composta por 288 estudantes e representa uma coalizão de movimentos: Enfrente (que inscreveu 105 dos estudantes da chapa) Movimento Popular da Juventude (MPJ), Levante Popular da Juventude, Kizomba, Para Todos, União da Juventude Socialista (UJS) e Movimento Participa.
A Chapa 2, "DCE é Pra Lutar," contou com 135 estudantes e incluiu grupos como Unidade Popular (UP), União da Juventude Comunista (UJC), Movimento por uma Universidade Popular (MUP), Ecoar e Correnteza.
Propostas
A "Chapa 1 - Abre Alas" apresentou propostas que incluem a implementação de preços acessíveis no Restaurante Universitário (RU), moradia estudantil em todos os campi, cotas para pessoas trans, melhorias na infraestrutura da universidade e políticas de cultura e esporte.
A "Chapa 2 - DCE é Pra Lutar" se posicionou como oposição, caracterizando uma esquerda radical que além de propostas para o ru, moradia estudantil e outras questões estruturais, pautava questões como arcabouço fiscal.
Apoio
A "Chapa 1 - Abre Alas" recebeu apoio de parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), incluindo vereadora de Vitória Karla Coser, deputada estadual Iriny Lopes, deputada federal Jack Rocha e deputado federal Helder Salomão.
A "Chapa 2 - DCE é Pra Lutar" recebeu apoio do presidente nacional do partido Unidade Popular (UP), Léo Pericles, que se candidatou à Presidência da República em 2022. (Por Emanuel dos Reis Couto)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Estudantes nota mil dão dicas para a redação do Enem
> Cariacica vai iniciar curso na área da beleza nesta segunda (30)
> Serra abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
> PMCI abre vagas para curso de especialização pedagógica
> Programa “Horta na Escola” estimula alimentação saudável
> Estudantes já podem conferir os locais de realização do Enem
> Senado aprova ampliação da Lei de Cotas e inclui quilombolas
> Futuro Brilhante: Vitória contrata mais 27 cursos e 804 vagas
> Cartão de Confirmação do Enem pode ser acessado nesta terça
> Cursos do QualificaVix iniciam com aulas na Cozinha Brasil
TAGS: ELEIÇÕES | UFES | DCE | CHAPAS | ESTUDANTES